Exibição do documentário será na quinta-feira (25), na Casa da Cultura
24/07/2013 - 03h00
"O petróleo tem que ser nosso: última fronteira" é o filme que será exibido nesta quinta-feira (dia 25), às 18h30, na Sala Jean Paul Sartre da Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa, no Projeto Cine Clube Juventude Popular. Realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Assessoria Especial de Políticas para a Juventude, e em parceria com o Diretório Central dos Estudantes da Uniara e a UMESA (União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Araraquara), o projeto tem entrada gratuita.
O Projeto Cine Clube Juventude Popular tem o objetivo de elevar a consciência da juventude sobre os diversos momentos em que o país e o mundo viveram. Todos os filmes são seguidos de debate, sempre apresentando um convidado especial.
De acordo com Walter Strozzi Filho, assessor de Juventude, “o debate será sobre as descobertas do pré-sal e a importância de uma ampla discussão sobre a destinação dessas riquezas, que se bem aproveitadas, podem representar a segunda independência do Brasil”.
Peça importante na popularização da Campanha “O petróleo tem que ser nosso”, o filme reúne dezenas de entidades dos movimentos sindical, social e estudantil, dentre os quais o MST e a UNE. O trabalho tem o intuito de reforçar a campanha a favor da nacionalização da exploração do petróleo.
O filme foi produzido pelo Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) e pela Associação de Engenheiros da Petrobras (Aepet), com direção de Peter Cordenonsi.
O documentário levanta questões relevantes sobre a propriedade das enormes jazidas de petróleo do pré-sal, recentemente descobertas pela Petrobras na costa brasileira, discutindo o destino e a história do petróleo brasileiro.
Depoimentos diversos de personalidades provenientes dos mais diversos segmentos - intelectuais, políticos, geólogos, engenheiros, sindicalistas, militares, trabalhadores, religiosos, estudantes - defendem a nacionalização dessas reservas e discutem o rumo o país vai tomar a partir desse momento. São relatos emocionados de brasileiros em defesa do Brasil.
O filme informa e alerta sobre a eminente necessidade de se defender um patrimônio genuinamente brasileiro, revertendo-o em proveito dos verdadeiros donos - o povo.
A Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa está localizada à Rua São Bento, nº 909, na área central da cidade.
SERVIÇO:
Cine Clube Juventude Popular apresenta "O petróleo tem que ser nosso: última fronteira"
Local: Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa (Rua São Bento, 909 – Centro)
Data: quinta-feira (25 de julho)
Horário: 18h30 horas
Grátis