Propostas do Executivo foram enviadas à Câmara Municipal para denominação do auditório e pátio da Biblioteca Mário de Andrade
24/07/2013 - 03h01
Três projetos de autoria do Executivo foram enviadas à Câmara Municipal de Araraquara para votação na sessão ordinária desta terça-feira (23) com o objetivo de nomear espaços na Biblioteca Municipal “Mário de Andrade” e dar nova classificação à Biblioteca Municipal “Monteiro Lobato”. Ambas as bibliotecas passam por obras de melhorias que serão entregues em agosto, mês de aniversário da cidade.
Por indicação do prefeito Marcelo Barbieri, um dos projetos denomina “Professora Edna Nogueira Moraes Silveira” o auditório da Biblioteca Municipal “Mário de Andrade”, em homenagem à professora de música, falecida no final de 2012.
Nascida em Santa Rita do Passa Quatro, Edna Nogueira veio com a família para Araraquara nos anos de 1920. Por quase 70 anos, a professora formou cerca de 200 violonistas e foi responsável pela fundação de cinco conjuntos musicais.
Foi professora de violino, viola e teoria musical e também chegou a instrumentar algumas peças, entre várias outras ações desenvolvidas ao longo de sua carreira na cidade.
Outro projeto aprovado na terça denomina “Bibliotecário Marcello Braguini” o pátio externo da Biblioteca Municipal “Mário de Andrade”. Ele foi um dos primeiros bibliotecários da instituição, onde trabalhou de 1943 a 1974.
Já o terceiro projeto passa a denominar a então Biblioteca Infantil Municipal “Monteiro Lobato” como Biblioteca Municipal Infantojuvenil “Monteiro Lobato”, tornando-a de acordo com a faixa etária de público atendido.
Maior acessibilidade
Agora em agosto, mês em que Araraquara completará 196 anos de emancipação político-administrativa, a Prefeitura entregará as obras de reforma e adequação na Biblioteca, que visam garantir melhor acessibilidade aos usuários.
As divisórias serão substituídas e as melhorias passarão também pelos balcões de atendimento e mobiliário, além da iluminação. O auditório está sendo totalmente reformado, desde as poltronas até a acústica, seguindo todas as normas de segurança.
Serão colocadas novas cortinas, rampas e sonorização, os banheiros serão adaptados e os novos equipamentos permitirão receber melhor o público durante os eventos. As adaptações tornarão o prédio acessível a idosos e pessoas com deficiências.
O setor administrativo e técnico foi redistribuído e tornou-se possível a separação para melhorar a rotina de trabalho.
Outras melhorias
Também foi instalado um elevador para transportar materiais de um andar para outro e os arredores da Biblioteca terão um portão de entrada e a praça será revitalizada.
Em relação aos acervos especiais, no andar superior haverá uma sala de exposição permanente, que abrigará as obras e mobiliário que pertenceram a Pio Lourenço Corrêa, os livros doados por Mario de Andrade e o acervo do professor Lafayette Carvalho de Toledo.
As melhorias serão entregues pelo prefeito Marcelo Barbieri e pelo secretário municipal da Educação, Orlando Mengatti Filho, o Nino, no dia 29 de agosto. O evento contará com apresentações culturais.