25/07/2013 - 04h43
Em difícil final contra Franca, Araraquara ganha nos pênaltis e é medalha de ouro no futebol feminino
Na tarde desta quarta-feira (24), a Ferroviária/Fundesport, representando Araraquara, venceu Franca na final do futebol feminino, e tornou-se campeã dos 57º Jogos Regionais. O título é o quinto do time no campeonato – os demais foram conquistados em 2003, 2004, 2005 e 2011.
A equipe de Araraquara apostou na mesma formação dos dias anteriores, e entrou em campo com Luciana no gol, Daiane, Géssica, Tayla e Rilany na defesa, Beatriz, Erikinha e Raquel no meio do campo e Andressa Alves, Dioneide e Adriane Nenê no ataque. Franca dificultou, e a Ferroviária não conseguiu produzir durante o tempo inicial, que terminou em 0 a 0.
Durante o intervalo, comissão técnica e jogadoras procuraram criar estratégias para driblar as rivais e conseguir abrir o placar. No segundo tempo, o time da casa dominou a bola e criou oportunidades, mas não conseguiu finalizar. Daiane sai machucada e é substituída por Marina. O término do tempo normal se aproxima, e o placar segue zerado.
O juiz determina a prorrogação: dois tempos de 10 minutos. O jogo fica tenso, e as Guerreiras Grenás partem para cima, decididas a marcar – criam chances mas não adentram o gol. A prorrogação termina em 0 a 0, e a decisão é levada para os pênaltis.
Franca dá início às cobranças, e faz 1 a 0 com Camila. Raquel marca em seguida para Araraquara e empata. A adversária Bruna abre 2 a 1, e Beatriz iguala 2 a 2. A francana Carol faz 3 a 2, e a grená Erikinha 3 a 3. A próxima a cobrar para Franca é Priscila, que acerta a trave. Em uma decisão emocionante, a torcida vibrou. A afeana Adriane Nenê bate e também acerta o travessão. Grace Kelly acerta 4 a 3 para Franca, e Andressa empata novamente, 4 a 4. O time visitante vem com Valéria, e a goleira Luciana defende. Dioneide, na sequência, marca 5 a 4, e garante a vitória para Araraquara. Sob chuva e frio, atletas e público comemoraram o pentacampeonato.
Para o técnico Douglas Onça, o ouro coroou o trabalho duro desenvolvido até aqui. “Esta é nossa primeira grande conquista de 2013, resultado de preparação intensa, dedicação e foco das jogadoras e da comissão técnica. Estamos todos mais do que felizes com esta vitória tão importante para o futebol feminino e para a cidade de Araraquara.
Agradeço também o apoio da torcida, que foi fundamental para que seguíssemos confiantes até o último minuto”, explicou.
A goleira Luciana, decisiva para o resultado favorável, comemorou duas vezes. “Hoje é meu aniversário, e o presente não poderia ser melhor. Essa medalha de ouro foi conquistada com muito trabalho, união e entrosamento. Todas estão de parabéns”, finalizou.