Fotógrafo: Sergio Pierri
27/07/2013 - 04h22
Cinema
O clima inspira e pede um bom filme. Para os espectadores mais exigentes, amantes da sétima arte ou mesmo apenas pra quem quer um oportunidade para curtir um “cineminha”, a dica é a mostra cinematográfica, com obras do diretor Marcelo Gomes, que o SESC apresenta durante esta semana, com entrada franca. Além da grande chance de conhecer um pouco mais do cinema nacional, o destaque é para sessão desta terça-feira, 30 de julho, que conta com a presença do diretor pernambucano Marcelo Gomes. Após a exibição de seu primeiro longa “Cinema, Aspirinas e Urubus”, Gomes comenta sobre a obra e contará um pouco de sua trajetória de espectador do cineclube em Recife, onde nasceu, até sua formação em Film Studies na Bristol University (Reino Unido).
“Cinema, Aspirinas e Urubus” é ambientado no Brasil de 1942 e trata do ocasional encontro entre dois distintos personagens que vêem seus caminhos cruzados, e assim também suas histórias enquanto o mundo está em plena Segunda Guerra Mundial. Estreado na mostra Un Certain Regard, Cannes, 2005 e recebeu o Prêmio do Ministério da Educação da França, além de mais de 50 prêmios em festivais pelo mundo todo.
No fim de semana, 2 e 3 de agosto, serão exibidos mais dois filmes do diretor, “Viajo porque preciso, volto porque te amo” (classificação 14 anos), co-dirigido com Karim Aïnouz, e apresentado em 2009 no Festival Internacional de Cinema de Veneza além de seu mais recente trabalho, o premiadíssimo, “Era uma vez eu, Verônica” (classificação 16 anos). Protagonizado por Hermila Guedes, a história explora as reflexões da estudante de medicina Verônica, tratando suas incertezas e questionamentos profissionais e sua relações íntimas. Com o longa Marcelo Gomes em 2012 competiu no 45º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, conquistou vários prêmios dentre eles o “prêmio Vagalume de melhor longa-metragem”, avaliado por um júri de deficientes visuais, além de receber Menção Honrosa, pela sua participação na seção Horizontes Latinos no 60º Festival de Cinema de San Sebastian.
Os ingressos para a sessão comentada por Marcelo Gomes dia 30 às 20h no Teatro do SESC, assim como as sessões dos dias 2 e 3 de agosto às 14h estarão disponíveis para retirada sempre 1h antes do início.