Meio Ambiente promove “Oficina de Poda Urbana”

30/07/2013 - 03h05

Meio Ambiente

A poda urbana foi o tema da oficina realizada, hoje (29), pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente no Ceama – Centro de Educação Ambiental do Município de Araraquara. Com aproximadamente 35 participantes, a atividade gratuita instruiu os interessados a respeito do manejo e tipos de poda. Participaram podadores, jardineiros, empresas do ramo e pessoas interessadas em geral, inclusive de cidades da região.

O objetivo da atividade é divulgar a legislação municipal de poda e arborização urbana em vigor para realização da poda de maneira correta, além do manejo e tipos de poda, e de conceitos básicos de fisiologia vegetal.

Ministrada por técnicas da Secretaria do Meio Ambiente – Ana Cristina Almeida (engenheira agrônoma), Simone Cristina de Oliveira (engenheira agrônoma) e Ana Paula Lopes dos Santos (estagiária da área de biologia) – a oficina de três horas investiu também nas leis de crimes ambientais (na esfera municipal e federal) e no código de arborização urbana.

O jardineiro Nelson Martins, morador do Bairro Joinville, participou da oficina e aproveitou a oportunidade para reciclar suas informações. “Está sendo muito útil e estamos recebendo informações bem diferentes e específicas para o nosso trabalho, vindas de profissionais da área”, disse. Para ele, as informações sobre poda urbana deveriam ser amplamente divulgadas a fim de orientar a população “para não fazer a poda errada”. “A Prefeitura está de parabéns de promover este curso porque os jardineiros precisam de informações, assim como muita gente que faz a sua própria poda”.

Na oficina oferecida, técnicos da Prefeitura realizaram uma demonstração sobre a poda de levantamento (aquela destinada a tirar os galhos da parte de baixo, geralmente para melhor fluxo de pedestres). A poda de adequação (são cortados os galhos ao redor da árvore, que criam o “volume” da copa) e a de limpeza (retirada de ramos e galhos secos ou doentes, é a poda mais necessária à árvore) também foi detalhada.

De acordo com a engenheira agrônoma Ana Cristina, a poda drástica é um crime ambiental de responsabilidade do proprietário do imóvel onde está localizada a árvore. A engenheira lembra que, em breve, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente irá disponibilizar uma apostila no site da Prefeitura com orientações gerais sobre a poda urbana, destacando informações sobre a legislação e também sobre a parte técnica da poda.

O aposentado Armando Biagioni Filho, proprietário de terrenos na cidade, viu na oficina a oportunidade para aprender mais sobre a técnica da poda. “Plantei diversas árvores brasileiras nos terrenos e agora quero fazer a manutenção para que elas cresçam corretamente”, comentou. “As árvores têm vida útil e é fundamental que façamos a sua preservação. Araraquara é conhecida pela sua qualidade de vida e precisamos manter isso”, defendeu.

Com data programada em outubro para uma nova turma, a Secretaria do Meio Ambiente continuará a cadastrar interessados. Havendo demanda, novas turmas serão oferecidas. O endereço da Secretaria Municipal do Meio Ambiente é Avenida Joaquim Alves, nº 406, no Jardim Primavera. Mais informações pelo fone (16) 3301-9000.