Biblioteca Municipal recebe paisagismo e remodelação da área livre

Obras de reforma devem ser entregues até o final de agosto

Fotógrafo: Sergio Pierri
01/08/2013 - 03h02

Paisagismo

A Biblioteca Municipal de Araraquara “Mário de Andrade” iniciou o plantio das mudas de árvores e flores que fazem parte do projeto paisagístico da área livre, que contempla todo o entorno do prédio, além do anexo que mantém a Biblioteca Infanto-juvenil “Monteiro Lobato”.

De acordo com o secretário municipal da Educação, Nino Mengatti, além das novas mudas, todas as plantas saudáveis que já estavam no jardim serão reaproveitadas e replantadas em pontos estratégicos, seguindo o novo modelo que prescreve o projeto de revitalização. O espaço receberá também portões de acesso para garantir a segurança dos funcionários e usuários.

“O objetivo do prefeito Marcelo Barbieri é fazer com que aquele espaço entre os dois prédios da Biblioteca seja aproveitado, utilizado como ambiente cultural. Por isso, as mudanças que serão feitas na área livre possibilitarão a realização de eventos permanentes, como contação de histórias para as crianças e sarais literários, e farão parte de uma programação cultural que será disponibilizada para a população”, antecipa Nino.

Além do paisagismo e dos portões, o prédio projetado em 1976 pelo arquiteto Arnaldo Gonzales Palamone Lepre e, que até então nunca recebeu grandes intervenções estruturais, também ganhará uma logomarca e identidade visual diferenciada.


Acessibilidade


Dentre as intervenções internas e externas realizadas na Biblioteca, a principal é referente à acessibilidade.

Já na próxima semana, o elevador de acesso ao piso superior do prédio estará totalmente instalado. As cadeiras da plateia já foram substituídas e incluem assentos especiais para pessoas com obesidade.

Os banheiros também receberam intervenções na estrutura e foram adaptados para receber pessoas com deficiência.

“A Biblioteca Municipal é de todos e tornar possível o acesso a esse belíssimo prédio é um dever que temos enquanto cidadãos. É mais um grande avanço para Araraquara no caminho da humanização para todos”, acrescentou o secretário da Educação, Nino Mengatti.