02/08/2013 - 02h40
A partir dessa quinta-feira (1º), a Guarda Municipal de Araraquara começa a utilizar o Sistema de Consulta Infoseg, órgão da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que permite a obtenção de informações sobre qualquer irregularidade cometida no município, principalmente no trânsito.
De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública, Eli Schiavi, a integração de Araraquara à Rede Infoseg se deu a partir de um convênio assinado recentemente pelo prefeito Marcelo Barbieri com o Ministério da Justiça, em Brasília.
Este sistema possibilita, por exemplo, o acesso a antecedentes criminais de uma pessoa do Uruguai, Argentina, Venezuela ou Chile (países que integram o Mercosul) ou mesmo da Europa, todos interligados à Interpol, ou Polícia Internacional.
Ainda segundo Eli Schiavi, uma equipe da GM já está devidamente cadastrada para operar o sistema. “A integração ao Infoseg facilitará o trabalho da Guarda Municipal, que antes dependia da Polícia Civil para obter os dados”, explica.
O secretário, que na tarde de terça-feira (30), liderou, na sede da entidade, uma reunião preparatória com a equipe que irá atuar no sistema, disse ainda que das cerca de 800 Guardas Municipais existentes hoje no Brasil apenas 100 integram a Rede Infoseg.