Fotógrafo: Sergio Pierri
02/08/2013 - 02h42
O coordenador de Segurança Alimentar, Célio Dória, recepcionou na quarta-feira (31), na sede da Central de Abastecimento de Araraquara, o secretário de Agricultura de Leme, Israel Doniseti Lavezzo, que veio conhecer a estrutura alimentar voltada para a merenda da rede pública e o apoio às entidades sociais.
Segundo Lavezzo, a visita programada entre os prefeitos Marcelo Barbieri e Paulo Blascke visa a implantação do Banco de Alimentos em Leme para atender a demanda da merenda que será transferida para o município. “A tendência é que assumamos a merenda escolar e, para tanto, estamos conhecendo os métodos e programas de Araraquara”.
Dória mostrou ao visitante todo o processo de recebimento dos hortifrutigranjeiros, o processamento dos alimentos, a higienização, embalagem a vácuo, o armazenamento bem como toda a logística de distribuição.
“Compramos por meio de recursos estaduais e federais cerca de 60 toneladas de verduras, legumes e frutas por semana dos pequenos produtores e assentados do Bela Vista e Monte Alegre. Uma parte vai para a merenda via chamada pública e outra para as 53 entidades sociais cadastradas do Fome Zero através do Programa de Aquisição de Alimentos-PAA”, relatou o coordenador.
Com o fornecimento destes alimentos da agricultura familiar, a cidade foi considerada a melhor merenda do Sudeste do Brasil em 2012.
Lavezzo e Dória conferiram também a produção do leite de soja realizada em parceria com a Unesp e que produz 5 mil unidades por mês. O leite produzido nas duas unidades ligadas à Coordenadoria de Segurança Alimentar atente diretamente cerca de 300 pessoas cadastradas na Assistência Social, além de todas as entidades sociais como asilos e o Hospital Caibar Schutel.
Além de todos os departamentos da Coordenadoria de Segurança Alimentar a visita estendeu-se ao Restaurante Popular na região do Santa Angelina.
“O trabalho foi altamente produtivo e positivo para nossas pretensões, desde a acolhida pelo coordenador às explicações dos servidores sempre comprometidos com a produção. Araraquara está de parabéns pela merenda escolar e pela responsabilidade social junto às entidades”, completou o secretário ao agradecer o apoio do prefeito Marcelo Barbieri.
Ampliação
Célio Dória informou que a construção do prédio para padaria, ao lado da usina de soja, será iniciada em breve. “O convênio federal está assinado, os recursos garantidos e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano finaliza o projeto para que possamos começar a obra. Também estamos edificando o segundo restaurante popular no VIII Distrito Industrial”, completa Dória.
A obra do Restaurante Popular já tem as fundações prontas. A empresa contratada pela Prefeitura executa, no momento, os baldrames para sustentações das paredes.