História de Araraquara é exposta na Câmara

Artista plástico José Maria Marcelino é autor da nova mostra no Espaço Cultural do Legislativo

06/08/2013 - 03h14

História

O Espaço Cultural da Câmara Municipal recebe a exposição “Araraquara de 1817 a 2013”, do artista plástico José Maria Marcelino, que retrata em telas os 196 anos da cidade. A mostra foi aberta na tarde de segunda-feira, 5 de agosto, e poderá ser vista até o próximo dia 22 de agosto.

O artista, natural de São Caetano do Sul, vive em Araraquara desde 1960 e não esconde seu amor pela cidade e seus moradores. “Amo Araraquara; casei aqui, meus filhos nasceram aqui e a cidade me proporciona as imagens para que eu possa exercer o dom que Deus me deu de pintar e desenhar”, afirma.

O vereador João Farias (PRB), presidente da Câmara, lembra que Marcelino, além do talento natural que possui, é uma pessoa simples e despojada. “O Marcelino não cobrou nada, ele nos emprestou seu talento e suas obras para podermos mostrar a todas as pessoas, muitas delas sem condições de ir a uma exposição desse nível, a história de nossa cidade registrada em belíssimas pinturas”.

Para Renato Haddad, secretário municipal da Cultura, Marcelino é um artista exemplar e humilde. “Ao contrário de muitos outros, o Marcelino é um artista de grande talento que não calça salto alto”. Na opinião do secretário, “é uma honra participar dessa exposição, de um artista tão premiado e reconhecido”.

A exposição conta com 21 telas e faz parte da parceria entre a Câmara Municipal, Secretaria da Cultura e Fundart. A próxima mostra será referente à obra do compositor araraquarense José Roberto Telarolli, com discos, CDs, manuscritos, fotos e outros materiais relativos ao artista falecido em 1981. A exposição terá início em 24 de agosto.


Serviço:


Exposição: “Araraquara de 1817 a 2013”

Autor: José Maria Marcelino

Local: Câmara Municipal

Endereço: Rua São Bento, 887

Horário: das 9 às 18 horas

Entrada gratuita