Ministra da Cultura destaca implantação do CEU em Araraquara
06/08/2013 - 03h19
Na manhã dessa segunda-feira (5), o prefeito Marcelo Barbieri recebeu a ministra da Cultura, Marta Suplicy, na sala de reuniões da Prefeitura. Na pauta do encontro esteve a implantação do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), que está em construção na região do Jardim Indaiá. Marta Suplicy também falou sobre o Vale Cultura e o Sistema Nacional de Cultura - ações atribuídas a seu Ministério.
O prefeito e a ministra estiveram acompanhados, na frente de honra, pelo deputado estadual Edinho Silva; pelo vice-prefeito Coca Ferraz; pelo secretário municipal da Cultura Renato Haddad; e pelo presidente da Câmara Municipal João Farias.
O prefeito Marcelo destacou a forma dinâmica com que Marta vem tratando as questões do Ministério da Cultura. “A ministra tem marcado a administração da Cultura aproximando-se dos municípios”, disse.
De acordo com o prefeito, a construção do CEU irá integrar, num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras. “A previsão é que o novo espaço seja concluído ainda este ano, atendendo mais de 3 mil famílias, levando cultura à população de baixa renda”.
Marta disse que a criação do CEU é muito importante, já que visa à formação artística e o descobrimento de novos talentos. A ministra destacou que o local abrigará uma cinemateca de filmes clássicos, além de uma biblioteca com livros de arte, propondo uma formação mais ampla e o contato com diversas linguagens artísticas. “Araraquara já é um centro de cultura e queremos aflorar esses talentos”.
Para o vereador João Farias, o novo CEU irá permitir à população de baixa renda o acesso a um equipamento público moderno, estimulando o movimento cultural na cidade e em todo o País.
O deputado Edinho lembrou que, na manhã desta segunda-feira, foi inaugurado o primeiro CEU do Estado, em Matão. “O CEU será um marco e já vem sendo implantado no Brasil todo, visando ao fortalecimento da Educação Complementar”.
A ministra enfatizou que o Ministério da Cultura tem uma única pauta: “a inclusão por meio da Cultura”. Por isto, o Vale Cultura, a criação dos CEUs e também a formulação de editais específicos para determinadas áreas vêm sendo tratados com bastante empenho. “É um Ministério focado para as pessoas mostrarem a sua Cultura”, comentou.
Sobre o Vale Cultura, Marta comentou que o cartão com crédito de R$ 50,00 deve causar um impacto grande tanto na economia quanto na vida das pessoas, proporcionando recursos para que o cidadão possa ter acesso à cultura. O incentivo fiscal será concedido às empresas que fizerem adesão ao programa. O secretário municipal da Cultura, Renato Haddad, elogiou o trabalho da ministra com o Vale Cultura e de outras ações que estimulam a produção de mais eventos culturais.
O prefeito entregou para a ministra o livro com a história do TECA (Teatro Experimental de Comédia de Araraquara), escrito por Clodoaldo Medina Jr, e também o CD do Viola de Todos os Cantos, com músicas de raiz. Devido a uma mudança na agenda da ministra, a visita programada para o canteiro de obras do CEU de Araraquara não foi realizada.
Também estiveram presentes na solenidade, os vereadores: Adilson Vital, Aluisio Braz “Boi”, Donizete Simioni, Doutor Helder, Elias Chediek, Farmacêutico Jeferson Yashuda, Jair Martineli, Roberval Fraiz, Rodrigo Buchechinha e Ronaldo Napeloso.