Apae realiza este mês Semana da Prevenção às Deficiências

Ações vão dos dias 21 a 28; Associação também comemora com missa e jantar os 50 anos de fundação em Araraquara

10/08/2013 - 05h47

A Apae de Araraquara promove a Semana da Prevenção às Deficiências, entre os dias 21 e 28 deste mês. A Associação irá celebrar os 50 anos de fundação no município.

Durante o evento, além da distribuição de panfletos, a entidade promoverá, na Unip, duas palestras médicas e várias apresentações culturais com alunos da própria Apae.

De acordo com a superintende local da Apae, Ligia Maria Costa Celante, é possível prevenir as deficiências com uma série de medidas que devem ser tomadas pela mulher.

As providências devem ser antecipadas antes do casamento, durante o período de gravidez e com o nascimento e também após o nascimento do bebê, segundo a Apae.

Medidas como a vacina contra a rubéola, aconselhamento genético, não casamento entre parentes, vários exames de sangue e consultas mensais com obstetra, evitam deficiências, segundo a entidade.

As principais causas das deficiências são genéticas e congênitas, infecciosas, mecânicas, físicas, tóxicas, e má alimentação, entre outras.

Ainda de acordo com Ligia Celante, dados da própria Federação Nacional das Apaes mostram que até 70% de casos de deficiências podem ser evitados, se tomadas todas as precauções.


Estrutura


Atualmente, a Apae de Araraquara conta com 70 funcionários e os trabalhos de 50 voluntários para atender a 330 alunos, das mais diferentes idades.

Fundada em 1963 no município, a instituição sobrevive de recursos públicos e, principalmente, da colaboração espontânea da comunidade.

As colaborações podem ser feitas por meio da Central de Doações, com telefone (16) 3305-6009, ou diretamente na sede da Apae, na Avenida Paulo da Silveira Ferraz, 999, altos da Vila Xavier.