No Dia Internacional da Juventude, vereador alerta para necessidade de atuação do Poder Público
13/08/2013 - 02h12
É urgente e necessário que o Poder Público aumente os investimentos destinados ao desenvolvimento de políticas para os jovens. Com este alerta, o vereador Édio Lopes (PT) saudou o Dia Internacional da Juventude, nesta segunda-feira, 12 de Agosto. A data foi aprovada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em dezembro de 1999.
Édio, que é líder da bancada petista na Câmara, avalia que a juventude vem sendo pauta de diversas organizações do Brasil e do mundo, como a Jornada Mundial de Juventude que ocorreu no Brasil, quando o Papa Francisco e fez reflexões sobre os anseios dessa nova geração.
Para Édio, os últimos anos vêm sendo de vitórias para a juventude brasileira. Ele cita as conquistas da Conferência Nacional de Juventude, instrumento de participação direta de jovens na formulação de Políticas Públicas; implementação da Secretaria Nacional de Juventude; inclusão do termo Juventude na Constituição Federal; e, na semana passada, a aprovação do Estatuto da Juventude pela Presidenta Dilma Rousseff.
“E isso é apenas o começo, sabemos que ainda há muito a ser feito. Em junho assistimos às manifestações por todo o país, que na sua maioria eram compostas por jovens, que querem mais Educação, Saúde, Transporte Público digno e uma Reforma Política. Desejos que eu compartilho”, afirma.
Emprego
O vereador chama a atenção para a necessidade de desenvolvimento de políticas para os jovens do Município e enfatiza a importância de ações voltadas para reduzir o desemprego juvenil e a quantidade de jovens que vivem na pobreza. “Por isso, nosso mandato teve uma ação importante de mediar o convênio estabelecido com o Centro de Integração Empresa Escola, o CIEE, para dar oportunidade de estágio e primeiro emprego aos jovens junto à Prefeitura Municipal”, lembra.
O líder petista ressalta que sem um emprego decente que permita aproveitar seu potencial, toda uma geração corre o risco de ficar marcada e relegada ao desemprego ou ao subemprego. Para Édio, “não adianta discutir a violência sem falar de suas causas”.
Neste sentido o vereador destaca a realização da audiência pública que debateu a redução da maioridade penal, que contou com a participação do desembargador do Tribunal de Justiça, Antônio Carlos Malheiros, que mostrou em detalhes como o Estado pode servir de escada para o crime organizado ao não desenvolver políticas públicas na saúde, segurança e transporte. “Garotos são levados ao mundo do crime por falta de opção, mesmo compreendendo ser este de extremo perigo e o salário a morte”, frisa.
“Entendemos o esporte como um fator importante de inclusão social. Quando jovens e adolescentes praticam esportes, estão ocupando um tempo em que poderiam estar completamente expostos ao crime e às drogas. Por isso tenho apoiado os times de futebol de meu bairro e tenho denunciado também o completo abandono das áreas de lazer. A falta de opção de lazer para a periferia é uma violência”, declara Édio.
Esporte e Cultura
O parlamentar comemora a liberação de uma emenda estadual construída por ele com o deputado estadual Edinho Silva (PT) para a construção de cinco academias ao ar livre nos bairros Cecap, Maria Luiza, Selmi Dei, Hortênsias e Melhado.
Por fim, Édio aponta os desafios para a juventude, citando a necessidade de projetos que tenham por meta a redução dos índices de contaminação de DST/HIV/AIDS, de gravidez na adolescência, bem como os índices de violência entre os jovens; um maior envolvimento da juventude na política, com um Conselho Municipal de Juventude que funcione; a implementação de projetos de geração de trabalho e renda para os jovens; a criação de canais institucionais para o desenvolvimento cultural visando o resgate da cultura popular e a preservação dos movimentos culturais atuais, dentre outros.
“Quero parabenizar a todos os jovens, pelas conquistas e desejar energia pelas lutas que virão, colocando o nosso mandato, que é popular, à disposição de todos”, finaliza.