Cinema em Série exibe documentário sobre AFE dia 19

17/08/2013 - 04h51

Documentário

O Cinema em Série “Especial Produções Araraquarenses”, na segunda-feira (19), às 20 horas, exibe o documentário “AFE: a história de um acesso”, do diretor Guilherme Bonini. O filme será exibido na Sala Jean Paul Sartre, na Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa, numa realização da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, com o apoio da Best Vídeo. A entrada é gratuita.

Produzido em 2010, o filme conta a história do difícil e sofrido acesso da Ferroviária para a Série A2 do Campeonato Paulista, nas vozes de quem participou dele nas arquibancadas, nas cabines de imprensa, no banco de reservas e dentro das quatro linhas. Com depoimentos emocionantes, históricos e descontraídos, o filme prende o torcedor do início ao fim.

O filme retrata a campanha que levou o clube de volta à Série A2 do Campeonato Paulista, no primeiro semestre de 2010. Um documentário que revela o clima de ansiedade e euforia em torno da partida eternizada como “A Batalha do Barão”, no jogo entre Ferroviária e XV de Piracicaba, que selou a conquista do acesso.

Em cena, jogadores, torcedores, comissão técnica, dirigentes e jornalistas esportivos mostram a paixão que move essa Locomotiva. “AFE: A História de um Acesso” tem direção, roteiro e montagem de Guilherme Bonini; argumento e entrevistas de Felipe Santilho e Emerson Bellini.

De acordo com o diretor, a ideia do filme foi registrar a importância do retorno do clube à Série A2 para seus seguidores. Guilherme Bonini é formado em Cinema, na Escola de Artes Cinematográficas de Curitiba, em 2000; e em Publicidade e Propaganda pela Uniara, em 2004; e pós-graduado em Criação de Imagem e Som, pelo Senac-SP, em 2006. Foi vencedor do Festival do Minuto, em 2007; atuou como assistente de produção no filme “Páginas de Menina” de Mônica Palazzo, vencedor do 18th Festival de Melboarne. Em 2009, atuou como assistente de fotografia no documentário O Apito do Trem, do documentarista Marcelo Machado. Dirigiu, em 2011, o documentário Juntos, que retrata os 20 anos do Núcleo de Artes Cênicas do Sesi Araraquara. Atualmente, é diretor na empresa Bonini Filmes.

Sua mais recente atuação foi no documentário Memórias da EFA, também do documentarista Marcelo Machado. O filme, lançado no dia 10 de agosto, ainda pode ser visto em alguns locais na cidade. A programação está disponível no blog oapitodotrem.wordpress.com.

A edição “Produções Araraquarenses” do Cinema em Série faz referência aos cineastas de Araraquara, assim como faz parte da programação do aniversário de 196 anos da cidade. A programação se encerra no dia 26, com a exibição de “Pesadelo político”, de Henrique Vieira. Toda a programação é gratuita.


SERVIÇO:


Cinema em Série Especial “Produções Araraquarenses” apresenta:

“AFE: a história de um acesso”, do diretor Guilherme Bonini

Local: Sala Jean Paul Sartre, na Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa (Rua São Bento, 909 – Centro)

Data: segunda (19 de agosto)

Horário: 20 horas

Entrada gratuita