Autor: Thiago Diniz
01/06/2011 - 04h04
O descarte do óleo utilizado em ambiente doméstico, popularizado como “óleo de cozinha”, deve merecer maior atenção da população araraquarense. A Cooperativa Acácia de Catadores, Coleta e Triagem realiza o serviço de coleta do óleo doméstico desde 2003, sendo que desde 2001 já realizava seu armazenamento. Para saber qual o ponto de recebimento mais próximo da sua residência a orientação é que entre em contato pelo telefone 0800 770 1595 ou 0800 774 0440.
Segundo Helena Francisco da Silva, 54, Presidente da Acacia atualmente a cooperativa recolhe por volta de 160 litros de óleo de cozinha por mês na cidade. A orientação é que o óleo seja acondicionado em uma garrafa PET e seja depositado junto do material reciclado colocado na frente do domicílio para o recolhimento.
O descarte irregular do óleo residencial pode levar ao entupimento das redes de esgoto e problemas de funcionamento no sistema de tratamento de esgoto, bem como a poluição de rios, sendo que seu descarte correto contribui assim na preservação do meio ambiente.
Aumento da produção
Segundo David Teixeira Pinto, 32, que é engenheiro ambiental da cooperativa, atualmente a Acacia recicla 11% de material produzido pelo município de Araraquara, o que significa em média 400 toneladas por mês. Mas, segundo David Teixeira o serviço oferecido pela Acacia atende 100% do município, elevando assim a necessidade da ampliação da consciência ambiental da população para proceder à separação do lixo reciclado.