Incra analisa reforma de Casarão do Bela Vista a pedido de Édio Lopes

Obra pode ser incluída no programa Terra Sol; vereador encaminhou projeto em agosto de 2012

29/08/2013 - 04h34

Assentamento Bela Vista

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) pode reformar o Casarão do Assentamento Bela Vista do Chibarro. O projeto, elaborado pela própria comunidade, com a solicitação para a obra foi encaminhado pelo vereador Édio Lopes (PT) em agosto do ano passado e inclui a criação de um Centro Cultural, por meio de um Museu do Trabalhador Rural e de um Restaurante Caipira.

Semana passada, Édio reuniu-se com Américo Tabian Júnior, engenheiro responsável pelo Setor de Infraestrutura do Incra e foi comunicado de que foi aberto processo de análise para a inclusão no programa Terra Sol, que fomenta a agroindustrialização e comercialização e atividades não agrícolas, como turismo rural, artesanato e agroecologia, com prioridade para negócios que prevejam utilização de matéria-prima do próprio assentamento.

O objetivo, de acordo com ele, é resguardar o patrimônio histórico e criar um novo roteiro gastronômico como forma de o Assentamento dar início a atividades de turismo sustentável. “Queremos promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Assentamento e preservar parte da história de Araraquara”.

Édio destaca que o projeto “visa colocar o Assentamento na rota efetiva dos segmentos do ecoturismo e turismo de aventura, religioso, técnico-científico e de eventos de toda a região, como já vem ocorrendo através do turismo social desenvolvido em parceria com o SESC”.


Valorização


O vereador argumenta que “este projeto favorecerá imediatamente 203 famílias que moram no Bela Vista do Chibarro, mas que também terá impacto nas regiões de Araraquara, Ribeirão Preto e São Carlos, além dos benefícios culturais, como a valorização e preservação dos modos de vida tradicionais e desenvolvimento do conceito de sustentabilidade”.

Segundo Édio, “assim poderemos conservar os festejos tradicionais populares locais, o folclore nacional, artesanato, culinária, cultivos e saberes medicinais populares”. O vereador ressalta ainda “os benefícios sociais e econômicos, como geração de trabalho e renda, consciência ecológica, resgate, valorização e promoção da cultura, diminuição do êxodo rural, preservação de ‘raízes’ e costumes, autenticidade, harmonia, identidade e envolvimento familiar”.


Luta


Édio Lopes vem defendendo interesses e reivindicações dos assentados. Desde agosto de 2012, ele acompanhou comissões de representantes do Assentamento Bela Vista em visitas ao Incra para tratar de reivindicações dos assentados.

Na ocasião, Édio e representantes dos assentados do grupo Pé Vermelho, Cooperativa Agropecuária do Assentamento Bela Vista do Chibarro (Coobela), Centro de Desenvolvimento Comunitário (CDC) e Associação dos Produtores Rurais Tudo da Terra (APRTT) cobraram de Wellington Monteiro Diniz, superintendente estadual, que o órgão reforçasse sua atuação no Bela Vista com apoio a programas de qualificação dos assentados, implementação de políticas de crédito, melhorias na infraestrutura e criação de melhores condições para produção e comercialização.

Para concretizar o projeto, os próximos passos serão aprofundar o debate com os assentados e também a criação de uma cooperativa para que possam receber e administrar os recursos.


Câmara Municipal de Araraquara
Setor de Comunicação
Texto: Luís Fernando Laranjeira – MTb 24.361
E-mail: lfernandocamara@gmail.com
Contatos: (16) 3301-0639 - (16) 8119-2928