30/08/2013 - 04h12
Diversidade Sexual
Na tarde de quarta-feira (28), o assessor de Políticas Públicas para a Diversidade Sexual da Prefeitura de Araraquara, Paulo Tetti, realizou uma atividade de capacitação junto aos funcionários da 4ª Delegacia de Serviço Militar da cidade.
A palestra, solicitada pelo Capitão Felipe França da Costa (Delegado de Serviço Militar), contou com a participação do conselheiro estadual LGBT, Taynã Ferreira, e desenvolveu o tema “Homofobia e tratamento às pessoas travestis e transexuais”.
A idéia foi abordar a forma de tratamento dos homossexuais e travestis no ato do alistamento militar – situação que pode causar desconforto para todos os envolvidos e, às vezes, resulta até em violência entre os reservistas.
“Existem muitas piadinhas e o desconforto é generalizado. Além disto, os atendentes têm dúvidas se devem ou não tirar a foto com a identidade do gênero feminino, no caso dos travestis”, contou Tetti. “Na nossa conversa, destacamos como um homossexual pode ser identificado e como não discriminá-lo. Reforçamos informações da forma de tratamento a um travesti, que é sempre perguntando de como gostaria de ser chamado, ou então, qual seu nome social”, exemplificou.
“Acho muito importante a iniciativa da Junta do Serviço Militar em se preocupar com esta questão do atendimento à comunidade LGBT. Entendemos que o preconceito - e aliás com 18 anos acontece muito – causa um tremendo desconforto a muitos gays assumidos, assim como a travestis. Por isto, para que não passem constrangimento e também para que sejam tratados como iguais, realizamos a capacitação e acreditamos no envolvimento dos profissionais capacitados, a fim de oferecerem um tratamento mais digno à comunidade LGBT”.