Território da Arte começa e apresenta 332 obras

Fotógrafo: Sergio Pierri
05/09/2013 - 02h55

Território da Arte

Uma solenidade na noite de terça-feira (03) marcou a abertura e a premiação do Território da Arte de Araraquara no Teatro Municipal, com direito a visita posterior à Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa e ao Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva – locais onde também são realizadas as exposições da mostra.

Milton Najm Bernardi, gerente administrativo da Casa da Cultura, recebeu o público para a abertura, acompanhado na frente de honra por: Renata Crespi, vice-presidente da Fundart; Sebastião Seabra, artista homenageado nessa edição; Daniel Assis Furtado, presidente do Conselho Municipal de Cultura; Ruy Cesar e Juty Oliveira, artistas membros da comissão organizadora e júri do Território; e Roberta Assef, representado o gerente do Sesc Araraquara, Paulo Casale.

Com 75 artistas selecionados e premiados com 142 obras, além de 90 obras premiadas no Salão Internacional de Humor de Piracicaba e uma Sala Especial na Casa da Cultura que homenageia Sebastião Seabra – o Território apresenta, ao todo, 332 obras e 123 artistas de vários Estados do Brasil. Entre eles, destaque para as artistas premiadas: Wanda Salgado, de Araraquara, com o Prêmio Aquisição pela obra “Nós em nós”, escultura em pedra sabão; e Paloma Cristina Vieira dos Santos, de Matão, com o Prêmio Incentivo (pelo conjunto das obras: “Paloma”, “Mercury” e “Che”).

“O Território da Arte é, hoje, uma referência para as artes visuais do interior do Estado de São Paulo. Contamos com artistas que produzem obras significativas, originais e representativas da potência cultural da produção desta área. A cidade está convidada a prestigiar as obras que estão em exposição no Teatro Municipal, Casa da Cultura e Palacete das Rosas”, disse Bernardi.

Vale destacar que as obras de Seabra estão em exposição em uma Sala Especial na Casa da Cultura, juntamente com as obras de Arte Acadêmica, Perspectiva Futura e Território Aberto. A exposição de caricaturas e cartuns do Salão Internacional de Humor de Piracicaba – assim como as obras de Arte Moderna e Arte Contemporânea – estarão disponíveis no Teatro Municipal. Já a Mostra dos Cartunistas Convidados Nacionais e Internacionais ficará em exposição no Palacete das Rosas (sede da Secretaria Municipal da Cultura, ao lado da Prefeitura).

Depois da abertura realizada no Teatro - que contou com apresentação de uma intervenção de artes com os participantes das Oficinas Culturais Municipais – o público também prestigiou a exposição na Casa da Cultura e no Palacete das Rosas.

A mostra – que tem como conceito a frase de Salvador Dali: “Desenhar é a integridade da arte. Não há possibilidade de trapacear. Ou é bom ou é ruim” - se encerra no dia 27 de setembro. Toda a programação é gratuita.