Objetivo do Governo do Estado de São Paulo é mapear problemas para construir uma agenda de discussões sobre trabalho e emprego decente
Fotógrafo: Sergio Pierri
11/09/2013 - 03h19
A secretária municipal da Educação, Arary Ferreira, participou na manhã desta terça-feira (10) da abertura do primeiro Grupo de Trabalho (GT) do Projeto Caminhos para Agenda de Emprego e Trabalho Decente do Estado de São Paulo, que será realizado até esta quarta-feira (11), no Centro de Desenvolvimento Profissional da Secretaria Municipal da Educação (CEDEPE).
O objetivo é definir, por meio do levantamento das necessidades das 14 regiões administrativas paulistas, uma agenda de discussões sobre o trabalho decente para a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) em parceria com a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).
Para a secretária da Educação, que na abertura do evento representou o prefeito Marcelo Barbieri, o projeto “vem ao encontro da realidade de crescimento populacional e de geração de trabalho e renda pelo qual passa o Município”.
“Estamos vivendo um momento de plena expansão econômica devido ao grande número de empresas trazidas pelo prefeito Marcelo Barbieri e que começam a operar aqui. As mulheres têm ganhado espaço cada vez maior no mercado de trabalho e muitas delas são as responsáveis pela renda da família. Enfim, são muitos os motivos que nos deixam felizes em sediar este encontro que, com certeza, vai aprimorar o modelo de trabalho na nossa região”, afirmou Arary.
Segundo explica a responsável pelo departamento de trabalho decente da SERT, Ana Maria Rodrigues, o encontro contribui para a promoção de políticas para o emprego.
“Os grupos levantam as demandas e carências de cada região baseados em quatro pilares sobre o trabalho decente: ‘Princípios e Direitos Fundamentais do Trabalho’; ‘Geração de Empregos’; ‘Proteção Social’; e ‘Dialogo Social’. Este diagnóstico fortalece as discussões e facilita a constituição de políticas voltadas para o emprego”, destacou Ana Maria.
O projeto segue até o dia 9 de outubro, com reuniões em Barretos (24 e 25 de setembro) e Franca (08 e 09 de outubro).
Participaram do Projeto Oficina a diretora do Centro Regional de Araraquara, Ester Cassiano; a coordenadora do Centro de Referência Afro, Alessandra Laurindo; o presidente do Sincomércio, Antonio Deliza Neto, e representantes de diversas classes de trabalho, sindicatos e responsáveis por Postos de Atendimentos ao Trabalhador (PAT) das cidades da região.