11/09/2013 - 16h32
O gestor de Políticas Públicas para a Diversidade Sexual de Araraquara (órgão da Secretaria da Articulação Institucional e da Participação Popular), Paulo Tetti, participou, em São Paulo, entre os dias 4 e 6 de setembro, do 2º Encontro Nacional de Gestão de Políticas Públicas da População LGBT.
Segundo Tetti, o encontro foi realizado visando a capacitação de gestores e gestoras LGBTs para o combate à discriminação e para discutir as demandas de cada município. Também foram debatidos, entre outros temas, o fortalecimento do combate à homofobia e as dificuldades enfrentadas, mesmo após a promulgação da lei 10.948/01, de proteção a esta população.
Como representante de Araraquara, Paulo Tetti ocupou a mesa de transexuais no evento, porque, conforme explica, existe uma procura muito grande na cidade por orientações tanto para tratamento hormonal, mudança de nome e inserção no mercado de trabalho.
“Já conseguimos empregar três pessoas por meio da Assessoria da Diversidade e realizar uma matrícula para uma pessoa trans com o nome social”, acrescenta.
Comitê
O evento na Capital paulista reuniu gestores públicos representantes de vários estados brasileiros, como a representante da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, Maria de Lourdes Rodrigues; da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Gustavo Bernardes; da Secretaria de Relações Federativas, Leonardo Barquin; e da Coordenadora Estadual de Políticas para a Diversidade Sexual, Heloisa Alves Gama.
Coordenador geral de Direitos LGBT, Gustavo Bernardes disse, segundo Paulo Sérgio, que a partir de novembro deste ano será instalado o Comitê Nacional dos Direitos da População LGBT para monitorar casos de violência e apresentar perfis, diagnósticos e números detalhados sobre cada caso.