Atletas paralímpicos disputam circuito nacional em Porto Alegre

Droga Ven e demais patrocinadores apóiam a delegação de 11 atletas que lutam por índices olímpicos

Fotógrafo: Sergio Pierri
13/09/2013 - 03h24

Circuito Nacional

Neste final de semana, em Porto Alegre, no Circuito Caixa Loterias de Atletismo, Natação e Halterofilismo, os atletas paralímpicos de atletismo e natação da Fundesport de Araraquara lutam por medalhas e índices visando as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

A delegação embarca no Aeroporto Internacional de Guarulhos, nesta sexta-feira (13), às 11h, rumo a Porto Alegre. As provas de atletismo serão na Sociedade de Ginástica de Porto Alegre; as de natação, no Grêmio Náutico União, nos dias 14 e 15.

O empresário e esportista Marcos Estrela, da rede de farmácias Droga Ven, patrocinou as passagens aéreas da delegação, e incentivou os atletas nessa quinta-feira na sede da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

“Nossa empresa sempre apoiou o esporte e é um prazer colaborar com os atletas paralímpicos, que servem de exemplos para os demais. Independente de resultados, a delegação de Araraquara é vitoriosa pela dedicação e amor ao esporte”, afirmou o empresário.

Para o coordenador de Esportes e Lazer e da Fundesport, Adilson Custódio, a colaboração da Droga Ven é fundamental.

“A participação dos atletas paralímpicos em Porto Alegre é um prêmio pela conquista dos Jogos Regionais pela segunda vez consecutiva. A sensibilidade do empresário Marcos Estrela amplia as perspectivas do sonho olímpico de nossos atletas”, agradeceu Custódio.

O transporte ao aeroporto e a volta para Araraquara fica por conta da Fundesport; o translado em Porto Alegre pelo Comitê Paralímpico e a alimentação por empresas amigas da entidade Para DV como a Ótica Lupo, Nacópia, Casuco e Móveis Caparelli.


Olimpíadas


Para o técnico Alex Sabino, do atletismo especial da Fundesport, a Olimpíada no Brasil desperta um interesse maior nos atletas paralímpicos e isso reflete numa maior concorrência. “Temos grandes chances de nossos atletas integrarem a seleção paralímpica, inclusive o Claudiano Alves é o atual campeão brasileiro nos 400 metros rasos, está em ótima forma”, projeta.

Os paratletas Gustavo Henrique Vieira, salto em distância, categoria F38, e Danilo Sampaio, arremesso de peso e disco, 2º e 3º no ranking nacional, respectivamente, podem melhorar suas posições no circuito.

Nas piscinas, as chances dos araraquarenses são evidentes com Alex Palhares Viana nos 50 e 100 metros, categoria livre, e nos 100m, costas e peito e também com Wilton Fernandes da Silva, especialista nos 100m e 200m, nado livre e 50m, costas.

“Estou bem preparado e, além da piscina, treinei forte na academia”, disse Wilton, 17º no ranking mundial, que conta com o apoio do pai Genival Silva.

A equipe também lutará por medalhas com Luiz Guilherme Araes, nos 100m costas; Caio Amaral, 50m livre e 100m costas; Ronaldo Bonfim, 50m e 100m livre; Pablo Henrique Oliveira, 50m e 100m livre e 100m peito e Igor Mendes Ambrósio, 50m livre e 50m borboleta.