14/09/2013 - 03h26
Para saudar a chegada da primavera, a Prefeitura de Araraquara – por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart – realiza a sétima edição do projeto “Primavera dos Museus”, em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC).
Este ano, a “Primavera dos Museus” acontece de 23 a 29 de setembro em mais de 880 instituições do país, e traz como tema “Museus, Memória e Cultura Afro-brasileira”.
Durante essa semana, os museus que se inscreveram têm atividades simultâneas, divulgadas em todo território nacional. A programação em Araraquara já começou, e oferece exibição de vídeos, exposição de instrumentos musicais afro-brasileiros e oficina de paleontologia para crianças.
Participam o Museu do Futebol e dos Esportes de Araraquara, o MIS (Museu da Imagem e do Som) e o Mapa (Museu de Arqueologia e Paleontologia). Toda a programação é gratuita.
Museu do Futebol – No Museu do Futebol e dos Esportes, o público poderá assistir, até o dia 27, aos vídeos dos 8 jogos que a Ferroviária disputou na Taça de Ouro (Série A do Campeonato Brasileiro) de 1983.
Naquele ano, a Ferroviária fez história ao chegar à terceira fase da disputa com direito a vitórias sobre gigantes do futebol brasileiro, como o Grêmio, o Internacional e o Botafogo. O time terminou o Brasileirão na 12ª colocação entre 44 equipes, com 9 vitórias, 6 empates e apenas 5 derrotas.
Os vídeos dos jogos estão disponíveis na íntegra no Museu do Futebol de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.
MIS – Também até o dia 27, o MIS realiza uma exposição de instrumentos musicais afro-brasileiros, de segunda a sexta, das 9h às 17h. A mostra reúne tambores, conga, agogô, reco-reco, pandeiro, xequerê, caxixi, dunun, djembê, alfaia, berimbau e maculelê.
Discos com a temática afro-brasileira e o documentário sobre Guiné-Bissau “Nação Irmã” também estão à disposição dos visitantes do MIS.
Mapa – A oficina “Caçadores de Icnofósseis” é a atração do Mapa, nos dias 23 e 27, às 14h. Voltada para crianças a partir dos 8 anos, a ação estará a cargo do mestrando em Paleontologia Heitor Franceschini, que explicará como identificar as pegadas dos dinossauros – os icnofósseis – no calçamento público.
Ao fim da oficina, os alunos sairão a campo para identificar pegadas de dinossauros presentes na calçada do entorno do Mapa, onde fica o Museu a Céu Aberto, que abriga vestígios dos animais pré-históricos.
Ainda há vagas para a turma do dia 27. A oficina é gratuita e as inscrições devem ser feitas no Mapa (telefone: 3336-4933).
SERVIÇO:
Projeto “Primavera dos Museus”
• Museu do Futebol e dos Esportes de Araraquara (Rua Mauro Pinheiro, s/n° - na Arena da Fonte)
Até 27/09: Ferroviária na Taça de Ouro de 1983
Horários: de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h
• Museu da Imagem e do Som – MIS (Rua São Bento, 909 – Centro)
Até 27/09: Exposição “Instrumentos Musicais Afro-Brasileiros”
Horários: de segunda a sexta, das 9h às 17h
• Museu de Arqueologia e Paleontologia – MAPA (Rua Voluntários da Pátria, esquina da Av. Portugal – Centro)
23 e 27/09, às 14h: Oficina “Caçadores de Icnofósseis” (a partir de 8 anos)
Vagas para o dia 27 - agendamento pelo telefone 3332-4933
Grátis