Ferroviária/Fundesport: Mais um objetivo cumprido

17/09/2013 - 03h42

Mesmo sem Raquel, artilheira da equipe e do campeonato, Ferroviária/Fundesport derrota Francana em Franca por 2 a 1, com gols de Andressa Alves e Dioneide, fica a um passo da final do Paulista e, atingindo o segundo objetivo da temporada, garante vaga na Copa do Brasil de 2014. “Quero nosso torcedor presente no jogo da volta na Arena”, pede o técnico Douglas Onça

Jogando com a desenvoltura e leveza que caracterizou as atuações do time na primeira fase do Campeonato Paulista Feminino, a Ferroviária/Fundesport voltou a vencer. A equipe foi ontem (14/9) à Franca, derrotou a Francana por 2 a 1 e ampliou a vantagem com a qual iniciou a semifinal – agora, a equipe vai à final da competição mesmo se perder por diferença mínima (0 a 1; 1 a 2; 2 a 3 etc.). De quebra, alcançou seu segundo objetivo na temporada: as Guerreiras Grenás carimbaram o passaporte para a cobiçada Copa do Brasil do ano que vem – os três primeiros do Paulista garantem a vaga, e as meninas de Araraquara, no pior dos cenários, fica com o bronze, uma vez que o regulamento leva em conta toda a campanha.

“Ao mesmo tempo em que o grupo se sente realizado com a participação confirmada na Copa do Brasil de 2014, sabemos que estamos próximos da final. E para chegar à decisão, teremos de manter o mesmo nível de concentração”, comentou o técnico Douglas Onça, ao final da partida.

A Francana começou melhor e tomou a iniciativa de agredir, mas o time da casa, apesar do apoio dos torcedores – foi bom o público no Estádio Municipal “José Lancha Filho” –, esbarrava em sua própria ansiedade, pecando nos passes finais.

Aos poucos, a Ferroviária botou a bola no chão e, conduzida por Andressa Alves, passou a envolver as adversárias. Ludmila quase abriu o placar na metade da etapa, depois de receber cruzamento rasteiro da lateral-esquerda Rilany. A centroavante dominou, mas demorou a finalizar, e acabou travada pela zaga.

Logo depois, aos 27, Andressa Alves soltou para Erikinha, que cruzou por cima, buscando Ludmila. A bola resvalou na cabeça da zagueira Carol e sobrou para Thaísa, que tentou o arremate de primeira, de esquerda, mas furou. A defesa afastou parcialmente. Andressa Alves recolheu um pouco antes da meia-lua, trouxe para a esquerda e chutou de fora, rasteiro, no cantinho, sem chance para Vandinúbia.

As meninas de Araraquara tiveram ainda mais duas oportunidades para ampliar. Na primeira, Andressa Alves soltou para Dioneide, que finalizou por cima. Em seguida, Bia e Erikinha tramaram pela direita. Quando, no entanto, a volante foi devolver para a meia, o passe saiu fraco e Vandinúbia se antecipou.

Fazendo valer o ditado, “quem não faz toma”, a Francana empatou no início do segundo tempo, numa bobeira da Ferroviária. Após uma tentativa de lançamento num contra-ataque das anfitriãs, Tayla recolheu e entregou para Bia, que falhou na saída. A atacante Grace, atenta, tomou a bola e enfiou para Negueba, que saiu cara a cara com Luciana. A camisa 9 da Francana invadiu a área e tocou com calma e categoria no canto esquerdo da goleira: 1 a 1.

A partir de então, o jogo ficou lá e cá. A Francana teve duas chances claras. Na primeira, Grace bateu de peito de pé, após a bola pingar, quase do bico esquerdo da área, e a finalização em diagonal saiu por cima, levando muito perigo à meta de Luciana, já batida no lance. Na segunda, Priscila chutou à queima-roupa e Luciana salvou, espalmando para escanteio. Entre uma e outra, a Ferroviária chegou numa cobrança de falta central, da intermediária. Thaísa alçou e Vandinúbia, esperta, interceptou antes que Andressa Alves golpeasse de cabeça.

A Ferroviária continuou apostando na troca de passes. Em uma jogada envolvente, Ludmila recebeu no meio e caiu. Mesmo no chão, a centroavante conseguiu tocar para Dioneide, que soltou rapidamente para Erikinha. A camisa 8 entrava livre na área quando o auxiliar assinalou impedimento.

A Francana voltou a assustar, desta vez em cobrança de falta. Carol, de longe, bateu direto e quase surpreendeu Luciana. A bola saiu por cima.

O gol da vitória da Ferroviária chegou aos 30. Erikinha recebeu na esquerda e partiu. Dioneide e Ludmila acompanharam e entraram na área. Erikinha cruzou rasteiro e Ludmila desviou de Vandinúbia, mandando para o fundo das redes: 2 a 1.

Os 15 minutos finais continuaram equilibrados e intensos, com oportunidades para os dois lados. Já nos acréscimos, Grace cruzou da esquerda, a bola passou por toda a extensão da área e chegou à Negueba, que, livre, se atirou e golpeou de pé direito para fora.

“Nosso quarteto [Erikinha, Andressa Alves, Dioneide e Ludmila] se movimentou bastante, conforme havíamos pedido. Essa movimentação, sempre aguda, fez a diferença. E nos momentos-chave da partida, a Andressa soube prender a bola e cadenciar o jogo. Ela fez uma grande partida”, avaliou Onça.


Jogo da volta


O Paulista para no final de semana que vem, devido a compromissos da seleção brasileira, que disputará a Copa Suíça, com África do Sul, China e Nova Zelândia. Quatro Guerreiras estão com a seleção: Luciana, Thaísa, Bia e Adriane Nenê, que deve ser cortada em decorrência de uma contusão – Dioneide jogou ontem em seu lugar.

Ferroviária e Francana voltam a se enfrentar no dia 29/9 (domingo), às 10h, na Arena da Fonte, em Araraquara. “Peço ao torcedor que compareça. Quero que a comunidade se envolva com nosso time. Luto diariamente para que cada uma dessas meninas entenda o tamanho da Ferroviária”, declarou Onça.

Hoje (15/9) pela manhã, na outra semifinal, Rio Preto e São José empataram sem gols, em São José do Rio Preto. Com o resultado, o São José, em casa, também no dia 29/9, vai precisar de um novo empate para ir à final. Ao Rio Preto, só a vitória interessa.

ESCALAÇÃO DA FERROVIÁRIA/FUNDESPORT: Luciana; Daiane (capitã), Tayla, Mônica e Rilany; Thaísa, Bia, Erikinha (Marina) e Andressa Alves; Dioneide e Ludmila. Técnico: Douglas Onça.