Araraquara tem semifinalistas no EPTV na Escola 2013

19/09/2013 - 02h16

Alunos são de duas escolas municipais e duas particulares. Comissão escolhida pela EPTV selecionará os 10 finalistas da região
Quatro dos trinta estudantes araraquarenses classificados no EPTV na Escola tiveram suas redações selecionadas e participarão da etapa semifinal do concurso, que é realizado entre todos os alunos do último ano do ensino fundamental das cidades de cobertura geográfica da EPTV. Deste total, dois alunos são da rede municipal de Educação e dois de escolas particulares da cidade. O tema deste ano é “Viver. Você tem medo do quê?”.

Felipe Ferreira Silva, da EMEF “Henrique Scabello”, do Jardim das Hortênsias, concorre com a redação “A vida a sete palmos de mim” e a estudante do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEJA) “Irmã Edith”, Vanda Aparecida dos Santos busca a vaga na grande final do concurso com o título “É tanto medo que dá medo”.

Araraquara está representada também pelas escolas Externato Santa Terezinha e Collegium Sapiens, com as respectivas redações “A verdadeira face do medo” e “Medo da violência”.

Para a secretária municipal da Educação de Araraquara, Arary Ferreira, mais que a premiação, o concurso propicia aos educandos uma reflexão sobre a temática a ser debatida em sala de aula, além da experiência das visitas aos espaços culturais e redação.
“Mais que a competição entre os estudantes, que é muito salutar, o concurso promove experiências que os alunos vão levar para sempre em suas vidas. Ao longo das etapas, eles visitam a redação, interagem com o veículo de comunicação, aprendem o processo de produção de um telejornal, e ainda tem a oportunidade de exercitar o que aprendem na escola por meio das redações e refletir sobre esta temática tão atual que é o medo”, afirmou Arary.

No último dia 10, os 30 estudantes finalistas de Araraquara ganharam um dia de passeio em São Carlos, com direito de visita à EPTV, ao CDCC, ao Shopping Iguatemi, ao SESC da cidade e ao Museu da Ciência.

Na final do EPTV na Escola serão escolhidos os dez melhores trabalhos da região. Os autores ganham prêmios e produzem uma série de reportagens baseadas no texto das redações que eles escreveram, que será exibida no telejornal.