Meio Ambiente realiza ação pelo Dia da Árvore na 2ª feira

Fotógrafo: Sergio Pierri
20/09/2013 - 22h20

Meio Ambiente

Na segunda-feira (23), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio do Centro de Educação e Saneamento Ambiental de Araraquara (CEAMA), organiza uma atividade em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro.

A ação contará com a participação dos alunos do Centro de Educação Complementar Aléscio Gonçalves.

O objetivo do evento é sensibilizar os estudantes sobre a importância das árvores para as presentes e futuras gerações, bem como torná-los agentes multiplicadores sobre o tema.

Para a ação está programada uma oficina pedagógica; uma trilha ecológica; orientações sobre os cuidados com as plantas e, por fim, o replantio de árvores frutíferas e de arborização urbana.

O prefeito Marcelo Barbieri ressalta que Araraquara conquistou por quatro vezes o certificado de Município Verde Azul e destaca a importância dos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente para essa conquista, como, por exemplo, o plantio de cerca de 200 mil árvores nos últimos 4 anos.

“Recentemente, plantamos 43 mil mudas no bosque do Pinheirinho para suprir as árvores retiradas para a construção do pátio de manobras em Tutóia. Este projeto e outras ações de proteções dos mananciais, áreas verdes e das nascentes credenciam a cidade entre as primeiras nos índices de arborização do País”, projeta o prefeito.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, José Antonio Delle Piage, a expectativa é que Araraquara consiga ampliar as ações e conquistar o certificado Município Verde Azul pela quinta vez. “Nosso empenho é buscar a superação a cada edição”, relata o secretário.

De acordo com o gerente municipal de reflorestamento Fernando de João Braga, “são plantadas em média 100 árvores por dia. As mudas são do viveiro do Pinheirinho”.


Dia da Natureza


Já no dia 4 de outubro, a Secretaria do Meio Ambiente realiza uma feira na Praça Major Abel Fortes relativa ao Dia da Natureza e de São Francisco, o protetor dos animais. Durante o evento haverá campanhas de sensibilização da posse responsável de animais, exposições de fotos de animais do cerrado araraquarense, distribuição de mudas, entre outras atividades educacionais.