Em reunião com prefeito Marcelo Barbieri, empresa coreana Unicoba anuncia instalação na cidade
20/09/2013 - 22h22
O contrato entre Iesa/Hyundai Rotem e o Governo do Estado para fabricação de 30 composições de trens em Araraquara está atraindo mais empresas para o município, consolidando Araraquara como polo de produção de equipamentos ferroviários. O valor total do contrato é de R$ 788 milhões e deve gerar 400 novos empregos em Araraquara. A fabricação terá início imediato e a entrega do primeiro trem está prevista para o início de 2015.
As empresas seriam fornecedoras de equipamentos e serviços para o consórcio Iesa/Hyundai Rotem que irá construir 240 carros na unidade local da Iesa para serem utilizados nas linhas da Grande São Paulo pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Uma dessas empresas é a Unicoba, que deverá fornecer equipamentos eletrônicos para o consórcio. Nesta sexta-feira, 20 de setembro, o presidente da Unicoba, Young Moo Park, reuniu-se com o prefeito Marcelo Barbieri para anunciar a decisão de se instalar na cidade. Também participaram da reunião o vice-presidente de Marketing e Vendas da Iesa, Ricardo Woitowicz, o secretário municipal de Desenvolvimento sustentável, Antonio Martins, e Nasser Gorayb da empresa Poliseal.
A Unicoba está, no momento, negociando a participação no consórcio, segundo o secretário Antonio Martins. “A empresa ainda deve voltar para detalhar a instalação na cidade”, afirma ele.
Para o prefeito Marcelo Barbieri, mais empresas devem se instalar em função do consórcio para a fabricação de trens, gerando mais empregos. “Araraquara tem vocação logística e está se consolidando como polo de produção ferroviária, tanto para trens de carga como de passageiros”, ressalta o prefeito.
Marcelo destaca a infraestrutura da cidade que vem recebendo investimentos, como o aeroporto “Bartholomeu de Gusmão”, que passa por obras de conclusão do novo terminal de passageiros e terá voos diários a partir de novembro.
O prefeito também cita a necessidade de investir na mão-de-obra qualificada para atender à demanda gerada com as novas empresas. Segundo Marcelo, está sendo discutido, junto com o presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf, a instalação de uma escola para formação de mão-de-obra especializada para atender o setor ferroviário.
“A ideia é encaminhar os próprios moradores de Araraquara para essa capacitação, criando boas perspectivas para que eles sejam os futuros trabalhadores das empresas”, afirmou o prefeito. O governador Geraldo Alckmin também confirmou a instalação de uma unidade da Fatec na cidade.
Durante o encontro também foi discutida a realização de um Fórum em Araraquara com a participação de diversas empresas e instituições ligadas ao setor metroferroviário.