Em reunião com entidades, Prefeitura garante empenho para retomar distribuição de alimentos

Secretário de Governo vai a Brasília nesta terça pedir urgência na volta do programa

Fotógrafo: Sergio Pierri
24/09/2013 - 02h39

Em reunião realizada nessa segunda-feira (23), no 6º andar do Paço Municipal, com representantes de entidades sociais de Araraquara, o prefeito Marcelo Barbieri anunciou que o secretário municipal de Governo, Orlando Mengatti Filho, o Nino, irá a Brasília nesta terça-feira (24) entregar pessoalmente ao Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) um ofício solicitando a urgente retomada do PAA - Programa de Aquisição de Alimentos, que beneficia centenas pessoas carentes no município, por meio das entidades cadastradas no Programa Fome Zero.
Acompanhado dos vereadores Aluisio Braz, o Boi, Edna Martins, Roberval Fraiz e Jair Martineli, além da presidente do Fundo Social, Zi Barbieri, e do secretário municipal da Agricultura e de Desenvolvimento Sustentável, Antonio Martins, o prefeito enfatizou que o governo municipal tem todo o interesse em retomar o mais rapidamente possível o PAA em Araraquara.
“Estamos confiantes na retomada do programa, pois sabemos o quanto a suspenção está sendo prejudicial para as entidades, para os próprios produtores rurais que estão deixando de vender e, principalmente, para a população que recebe os alimentos. Queremos dizer publicamente que estamos batalhando para a retomada e esperamos contar com a compreensão do MDS. Vamos atender qualquer solicitação feita pelo Governo Federal e as falhas que foram apontadas serão corrigidas”, afirmou o prefeito.
Segundo o secretário Antonio Martins, toda a documentação solicitada pelo MDS foi entregue. Técnicos do Ministério estiveram na cidade para avaliar in loco o andamento do programa e, agora, a Prefeitura aguarda o parecer para que as compras e distribuição dos alimentos possam ser retomadas. “Do ponto de vista formal, não existe nenhum problema em relação ao funcionamento do programa”, disse o secretário.


Apoio integral


A coordenadora do Conselho Operativo do Programa Fome Zero, Márcia Aere Pedro Antonio, ressaltou o apoio do prefeito Marcelo ao PAA e o trabalho pela sua retomada. Segundo Márcia, cujo Conselho representa todas as entidades cadastradas no município, o programa foi ampliado por Marcelo.
“As entidades passaram a receber grandes quantidades desses alimentos no governo do prefeito Marcelo Barbieri, o que possibilitou atender a mais famílias em situação de vulnerabilidade social no município”, enfatizou Márcia.
A coordenadora ainda afirmou que em recente reunião na cidade, o Conselho apresentou às entidades o ofício do MDS que solicitou o envio de toda documentação relativa ao convênio anterior do PAA, que vigorou de 2009 a 2012. “Não houve nenhuma coação por parte do secretário municipal da Agricultura, Antonio Martins, para que as entidades assinassem o documento referente ao recebimento de produtos daquele período. Ficamos muito tristes quando isso foi dito por algumas pessoas, pois não foi o que aconteceu. Foi colocada na pauta da reunião com as entidades a necessidade de apresentação da documentação complementar que estava sendo solicitada pelo Ministério e o modelo do ofício foi apresentado às entidades pelo próprio Conselho do Programa Fome Zero. Está tudo registrado em ata”, declarou Márcia Aere.


Retomada


O secretário Antonio Martins reiterou que a prestação de contas do PAA do período de 2009-2012 foi entregue ao Ministério em janeiro de 2013. Em agosto, após a divulgação das investigações pela Polícia Federal, o Ministério solicitou uma documentação complementar sobre a quantidade de produtos adquiridos pelas entidades. Além disso, durante a visita de técnicos do MDS, realizada entre os dias 9 e 13 deste mês, a Prefeitura deu todo respaldo para que a equipe mantivesse contato com as entidades e produtores para colher as informações necessárias. Martins reiterou que toda a documentação solicitada foi entregue e o município está confiante que o MDS tome a decisão favorável à retomada do Programa.


Entidades


Participaram da reunião as seguintes entidades: Lar Capaz, Associação Mulheres Bebê a Bordo, ONG Areia, Agência Adventista de Desenvolvimento Assistencial (ADRA), Grupo Maranata, Lar São Francisco de Assis, Casa Cairbar Schutel, Nosso Ninho “Therezinha Maria Auxiliadora”, Centro Espírita Aprendizes do Evangelho, Sagrado Coração de Jesus, Conferência Santo Expedito, Casa Mater – Raio de Luz, Instituto dos Cegos, Centro e Escola Espírita “Eurípedes Barsanulfo”, Recanto do Senhor, Lar e Internato “Otoniel de Camargo”, Associação Cultural “Ary Luiz Bombarda”, Casa Betânia, Manoel de Angola, Sociedade Beneficente Obreiros do Bem, Centro de Educação Infantil Meimei, Associação Promocional, Associação de Atendimento de Educação Especializada – AAEE, Casa da Criança Cristo Rei, Vila Vicentina, Centro Comunitário Nossa Senhora do Carmo, Morada de Luz, APAE, Oficina das Meninas, AAVIDA, Lar Nossa Senhora das Mercês, SABSA, PROMAIP, Padre Pio, C. T. Luz à Vida, C.T. Caminho de Luz, Lar da Criança Renascer, Lar Escola “Rita Maria de Jesus” e Legião da Boa Vontade - LBV.