Estudantes da rede pública plantam árvores pela cidade

Fotógrafo: Sergio Pierri
24/09/2013 - 02h41

Meio Ambiente

Em evento organizado pela Prefeitura, alunos da rede pública plantam espécies nativas e frutíferas e celebram Dia da Árvore
Nessa segunda-feira (23), dois grupos de estudantes da rede pública de Araraquara, do CEC (Centro de Educação Complementar) ‘Alécio Gonçalves dos Santos’, participaram do projeto “Árvore Amiga” e plantaram diversas espécies nativas e frutíferas em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro.

O evento foi organizado pelo Ceama - Centro de Educação e Saneamento Ambiental de Araraquara, órgão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Naquele local, localizado ao lado do Parque Pinheirinho, na Vila Xavier, foram plantadas mudas de jequitibá, janbolão, cedro, aroma, oiti e jatubá, entre outras espécies, por sessenta alunos das escolas estaduais ‘Antonio de Oliveira Bueno Filho’ e ‘Sérgio Pedro Speranza’, também estudantes do CEC ‘Aléscio’.

De acordo com Valter Iost Teodoro, gerente municipal de Educação Ambiental, o trabalho desenvolvido em parceria entre as instituições visa aumentar os instrumentos de defesa do meio ambiente a partir dos estudantes. “O importante é mostrar, na prática, a necessidade de preservação pela qualidade de vida do planeta”, acrescenta Valter.

Além do plantio, os estudantes ainda participaram de uma oficina pedagógica e de outras atividades sobre o tema, como a realização de trilha ecológica no próprio Ceama para conhecer outros detalhes de árvores, como seringueira, araucária e eucalipto.

Para a professora do CEC ‘Aléscio Gonçalves dos Santos’, Andréia Silva Nunes, o projeto “Árvore Amiga” além de aumentar a consciência ambiental em cada aluno, ainda “produz neles um encantamento pela natureza e defesa do meio ambiente”.

O gerente municipal de reflorestamento, Fernando de João Braga, afirma que são plantadas, em média, 100 árvores por dia em Araraquara com mudas do viveiro do Pinheirinho.

Também participaram das atividades, o gerente municipal de Reflorestamento, Nelcides José Mendes, e outros representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do CEC Aléscio.