Novos conselheiros tutelares tomam posse para triênio

Na solenidade, prefeito Marcelo Barbieri destaca força conjunta em defesa da criança e do adolescente

Fotógrafo: João Pires/LBF
02/06/2011 - 02h42

O prefeito Marcelo Barbieri liderou a solenidade de posse dos dez novos conselheiros tutelares de Araraquara e os dez suplentes, eleitos no último dia 15 de maio para o próximo triênio - o mandato vai até 31 de maio de 2014.
Segundo o prefeito, o Conselho Tutelar tem um papel muito importante em Araraquara para colaborar com os Poderes Públicos no combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes e à disseminação das drogas.  
Para o Conselho Tutelar I tomaram posse, pela ordem de votação, Ana Claudia Larocca, que obteve 392 votos; Walter Silva Fraga (351 votos); Nadiny Ellen Munhoz Pavani (306); Maria Carla de Oliveira Faria (260) e Plínio Cesar Silva (252 votos). 
Pelo Conselho Tutelar II são titulares Manoel Nunes da Silva  (com 505 votos); Andréia de Oliveira Miranda Fraga (427); Luiz Carlos dos Santos Rocha  (420); Flavia Saletti Grecco Dotoli (308) e Gabriela Balducci Roslindo (269). 
Os suplentes empossados para o Conselho Tutelar I são, pela ordem,  Márcia Daniele Ferreira (235 votos); Camila de Araujo Cerquetani (222 votos); Anne Mary Yanke Brasilino (210); Carlos Henrique de Abreu (201) e Cristiane Mendonça (196 votos).
Já os suplentes empossados do Conselho Titular II são Maria Cristina de Aguiar (223 votos); Valéria Fleury Fina Franchi (201); Alan Dantas Caruso (200); Daniela Louzada Barreto (140) e Luana Parize  (136). 
Pelos novos conselheiros, o eleito mais bem votado, Manoel Nunes da Silva, pregou a união do grupo no desenvolvimento dos trabalhos.   

Coroamento
Para o presidente do Comcriar (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Araraquara), Samuel Brasil Bueno, a posse dos novos conselheiros “coroou todo o processo que definiu os novos eleitos na cidade”. 
No total, foram vinte concorrentes ao Conselho Tutelar I, que compõe a Região Central e o sentido Oeste da cidade, e 12 para o Conselho Tutelar II, que forma a região da Grande Vila Xavier, no sentido Leste.
A eleição foi realizada na Escola Estadual João Manoel do Amaral (na Fonte Luminosa), com a "participação expressiva" de cerca de três mil eleitores, ou três vezes mais que em 2008, segundo Bueno. 
O vereador João Farias destacou a criação do Gabinete de Gestão, criado pelo atual governo municipal que envolve os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário na defesa dos direitos da criança e o adolescente no município. 
Ainda segundo o prefeito Marcelo, as forças integradas buscarão atuar com bastante energia na defesa das crianças da cidade, “objetivo maior de todos os envolvidos nesta luta”. 
Também participaram da solenidade o presidente da Câmara Municipal, Aluisio Braz, o Boi, os também vereadores Lucas Greco, Fernando César Câmara, o Galo, e Édio Lopes; a presidente e a vice do Fundo Social, Zi Barbieri e Célia Merlos; além do vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico Valter Merlos e da maioria dos secretários municipais e de outros representantes do governo e da sociedade civil.