Fotógrafo: Sergio Pierri
27/09/2013 - 02h34
O prefeito Marcelo Barbieri recepcionou, na tarde dessa quinta-feira (26), no sexto andar do Paço Municipal, um grupo de africanos da Guiné-Bissau. O grupo artístico Netos de Bandim promove ações culturais pelo Brasil, visando o estreitamento de relações entre os dois países de língua Portuguesa.
Durante o encontro, do qual também participaram o vice-prefeito Coca Ferraz, a vereadora Juliana Damus e a coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Alessandra de Cássia Laurindo, entre outras lideranças africanas e brasileiras, o prefeito ressaltou a importância do intercâmbio entre Brasil e Guiné-Bissau.
Marcelo enfatizou as políticas públicas desenvolvidas em Araraquara pela Prefeitura, por meio do Centro de Referência Afro ‘Mestre Jorge’, com ações que visam também combater a discriminação racial no Brasil. “É uma honra para nós recebermos o grupo Netos de Bandim e toda a delegação”, disse Marcelo.
Segundo o estudante e um dos líderes da delegação africana, Julio Antonio Aponto Ate, a vinda ao Brasil dos Netos de Bandim integra, desta vez, o projeto “Africanizando Marília”, que durante uma semana (de 23 a 30 de setembro) promove o evento naquela cidade pelo estreitamento de relações entre os países. O grupo já esteve em Araraquara em 2011.
Igualdade racial
Alessandra Laurindo também ressaltou a importância do intercâmbio cultural entre Brasil e Guiné-Bissau passando por Araraquara. E agradeceu o apoio do prefeito Marcelo no fomento às políticas públicas desenvolvidas pelo Centro de Referência Afro Mestre Jorge, “que visam aprofundar as ações no município pela igualdade racial”.
Também participaram do encontro a coordenadora de Cultura da Prefeitura de Marília, Ivone Silva; o diretor da rádio UFSCar FM, Ricardo Rodrigues; além de Egor Borges, também estudante no Brasil e líder da delegação guineense, entre outras lideranças.
No final do encontro, Marcelo foi contemplado com uma vestimenta tradicional da Guiné-Bissau, usada em momentos especiais. Em retribuição, o prefeito entregou ao grupo Netos de Bandim o livro ‘História do Teca’, escrito por Clodoaldo Medina Jr. sobre o teatro e a cultura araraquarenses da metade do século passado.