Fotógrafo: Sergio Pierri
28/09/2013 - 03h28
O II Re-Habilitara, evento organizado pelo CDIP (Centro de Diagnostico e Intervenção Precoce), SARA (Serviço de Atenção em Reabilitação de Araraquara), Programa DST/AIDS e o Instituto Conviva Down de Araraquara, em parceria com a Assessoria Especial de Políticas para Pessoas com Deficiências, começou nesta sexta-feira (27), no Auditório da Uniara.
A programação continua neste sábado (28) e o tema deste ano é “II Re-Habilitara – interfaces em reabilitação: a qualidade de vida começa com a prevenção”.
Representando a Secretaria Municipal de Saúde, o gerente de Reabilitação, Luiz Armando Garlippe, destacou o cotidiano dos pacientes atendidos pelos serviços da rede municipal. “O mais importante deste evento é discutirmos a reabilitação e a habilitação para a vida dessas pessoas”, afirmou o gerente.
A gerente do Programa DST/AIDS, Elizane Santos Sendes, lembrou que o evento é uma oportunidade para agregar conhecimento dos profissionais e estudantes da saúde. “É de extrema importância que todas as pessoas envolvidas com saúde participem deste evento, estamos agregando conhecimento a todos”, falou Elizane.
Edna Sazato, representante do Conviva Down, falou sobre o objetivo do instituto. “Nosso objetivo é a inclusão na sociedade, na escola e no mercado de trabalho”.
As palestras do primeiro dia do evento foram: “Seqüelas neurológicas neonatais: como prevenir?”, com a Drª Walusa Assad Gonçalves Ferri; “Inserido em um contexto de UTI Neonatal como podemos intervir no desenvolvimento do bebê?”, com a fisioterapeuta Stella Maris; “DST/AIDS – Sífilis Congênita”, com a Profª Drª Carla Geanna Luppi; “Encefalopatia crônica não progressiva da infância e recursos terapêuticos”, com a terapeuta ocupacional Sandra Cristina Pizzocaro Volpi; e “Tratamento ortopédico em doenças neuromusculares”, com Prof. Dr. Mauro dos Santos Volpi.
O participante do evento, o fisioterapeuta Rodrigo Mello, falou sobre a importância do evento. “É um evento muito importante para saúde, as palestras são boas, os alunos têm que aproveitar para somar conhecimento. É importante também ver que a Prefeitura está apoiando esta ideia”.
Confira a programação de sábado
7h30min - Entrega de material
8h - Abertura Oficial
8h30min - Apresentação do Instituto Conviva Down
8h45min - Conferência Pós Simpósio
Meu filho tem Síndrome de Down, e agora? - caracterização teórica, clínica e as pesquisas atuais
Dr. Zan Mustachi, Md., PHD. - Médico Geneticista e Pediatra; Doutor e Mestre pela USP; Responsável pelo Ambulatório de Genética do Hospital Infantil Darcy Vargas (HIDV); Vice-Presidente do Depto. Científico de Genética da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP); Diretor Clínico do Centro de Estudos e Pesquisas Clínica de São Paulo (CEPEC-SP); Coordenador Responsável do Curso de Capacitação em Síndrome de Down (São Paulo); Membro Titular do Conselho Nacional de Saúde (CNS).