Distrito de Bueno de Andrada comemora 115 anos

Fotógrafo: Sergio Pierri
02/10/2013 - 02h37

Bueno de Andrada

Amado por seus moradores e valorizado pelas obras de infraestrutura e serviços implantados pela Prefeitura de Araraquara, o distrito de Bueno de Andrada comemorou na manhã dessa terça-feira, 1º de outubro, 115 anos de fundação. A data é alusiva à inauguração da Estação de Bueno de Andrada, antiga Itaquerê, em 1898.
Durante o ato festivo na praça da Igreja Sagrado Coração de Jesus, o prefeito Marcelo Barbieri mencionou várias melhorias no distrito e ressaltou a vocação para o turismo rural e gastronômico.
“O sucesso do turismo em Bueno é o acolhimento dos moradores aos turistas que veem de vários estados do País saborear as delícias desta terra, entre elas, as famosas coxinhas douradas, enaltecidas pelo escritor araraquarense Ignácio de Loyola Brandão”, enfatizou Marcelo.
O prefeito falou das obras realizadas nos últimos anos em Bueno de Andrada, entre elas o Telecentro Comunitário; implantação do Programa Internet para Todos; recapeamento em 100% das ruas e avenidas; manutenção da estação de tratamento de água e esgotos; recuperação da vicinal; construção de sanitários públicos na praça; construção de nova unidade de saúde da família; reforma da escola municipal; implantação de base comunitária da PM; e melhorias no centro comunitário.
O subprefeito de Bueno de Andrada, Marcos Daniel, agradeceu o apoio do governo municipal e destacou a recente instalação, na subprefeitura, do Posto de Atendimento. “O morador de Bueno de Andrada tem os mesmos serviços prestados no prédio da Prefeitura, distante 13 quilômetros do Distrito. Portanto, essa ação facilita a vida de todos”, informou o subprefeito.
O plantio de 1.600 árvores, a formação do polo gastronômico com as tradicionais festas do milho e do pastel e as obras realizadas pelo prefeito Marcelo também foram lembradas pelo vereador Roberval Fraiz, que exerceu o cargo de subprefeito no período 2009 a 2010, quando colaborou com essas ações.
Também prestigiaram o aniversário de Bueno os vereadores Elias Chediek, Farmacêutico Jéferson Yashuda, Aluisio Braz (Boi), o secretário de Governo Nino Mengatti, a secretária da Educação Arari Ferreira e a presidente do Fundo Social, Zi Barbieri.


Paixão


Moradora desde 1972 na casa da estação ferroviária, ao lado dos trilhos, Beatriz Rosa Guelere, de 82 anos, viúva do ferroviário João Guelere, não troca Bueno por outro lugar. “Adoro a vida sossegada, sem correria. Moro feliz com minha filha Tatiana e os netos Leonardo e Laura”, contou Beatriz.
“Bueno é como coração de mãe, sempre cabe mais um”, resumiu a agricultora e técnica de turismo rural, Maria Trovatti, que vive em Bueno desde os 12 anos de idade. “Cresci junto com a vila, casei na Igreja Sagrado Coração de Jesus e hoje é gratificante ver o progresso que alcançamos. Tenho paixão por Bueno”, argumentou Maria.
O pedreiro João Marques, 70, prefere a tranquilidade e não pretende deixar o Distrito. “Não gosto de barulho e nem de lugar agitado. Vou ficar por aqui para sempre”, revelou confiante.
“Até o fim da minha vida fico em Bueno”, disse o tratorista Joviano Honorato, 76, com o certificado de reconhecimento público nas mãos.
O proprietário da lanchonete que atrai inúmeros visitantes com as coxinhas douradas de Bueno, Paulo Freitas, expressou a gratidão com o progresso do distrito. “Nasci aqui e também foi em Bueno onde conquistei o sucesso empresarial. Adoro Bueno”, ressaltou.


Festa


A solenidade festiva foi animada pela Banda Olávio Fellippe e contou ainda com a exibição do ballet junino pelos alunos das Oficinas Culturais. Isabel de Souza interpretou o Hino de Bueno de Andrada.
Ao final da solenidade, os vencedores dos concursos de fotografias, desenhos e poesias foram premiados pela Subprefeitura, juntamente com os moradores mais antigos.
O padre Bento Belucci, que celebrou inúmeros casamentos no distrito, abençoou os presentes que ao final da festa saborearam 10 quilos de bolo recheado com leite condensado e chocolate.