Rostos envelhecidos protagonizam Aprendiz – O Retorno

Autor: Fabio Maksymczuk
Fonte: http://fabiotv.zip.net/ 03/10/2013 - 02h54

Na última terça-feira (01/10), a Rede Record estreou “Aprendiz – O Retorno”, sob comando de Roberto Justus. Mesmo com minha discordância em relação ao estilo de liderança do empresário, é inegável que o reality tem a cara dele no Brasil. João Doria Jr apresentou (e bem) duas temporadas, mas a marca Justus impregnou a atração.
A nona edição traz ex-participantes. Ideia interessante. Dentre os 16 postulantes, lembro (muito bem) de Melina Konstadinidis (no Aprendiz 2, ela teve um caso com o vencedor Porcel – aquele que “babava” pelo Justus..), Evandro Banzato (que deveria ter vencido a segunda edição e não o Porcel), Braga Junior, Lucas Broch (ambos integravam a relação de meus contatos no Orkut) e Rodrigo Solano.
Por isso mesmo, resgatei o arquivo do blog para relembrar a participação dos demais. Em 30 de maio de 2009, publiquei minha análise sobre a final de “Aprendiz 6 Universitário”. Eis o que escrevi: “Karina, que já é formada em Publicidade, conquistou mais simpatia do público em relação à vitoriosa. Até mesmo no auditório, onde ocorreu o desfecho do reality, a foca ganhou mais aplausos dos presentes”. Lembrei da participação de Karina Ribeiro, formada pela Universidade Mackenzie (também sou formado em Jornalismo pela mesma Faculdade). Portanto, a jornalista é muito bem-vinda ao programa. Na época, critiquei o “sr.” Justus. O empresário escolheu outra candidata na grande final.
Em “Aprendiz 8”, comentei sobre a participação de Renata Tolentino. “Pessoalmente, não simpatizava com a aprendiz, mas, sem dúvida, foi a mais constante durante o processo e venceu a maioria das atividades propostas. Doria criticou a falta da fluência em inglês da profissional. Mas por que a candidata foi selecionada para participar da atração?”. Será que a mineira agora tem a fluência no idioma?
Senti falta de um ex-aprendiz que poderia ter retornado à competição. Henrique Sucasas, do “Aprendiz 5”. Um dos mais marcantes da história do reality exibido na Record. Aliás, Maura Barreto, a primeira eliminada de “Aprendiz – O Retorno”, foi preterida por Justus na disputa com Henrique na quinta edição. Isso causou um reboliço na sala de reunião. Outra candidata, a favor de Maura, abandonou a disputa.
A boa edição, que sempre caracterizou “O Aprendiz”, continuou a dar agilidade nesta estreia. O reality é um símbolo da estratégia “A caminho da liderança” da Rede Record. A emissora vive, atualmente, um outro momento. O programa de Justus não é uma novidade ao telespectador. Mesmo assim, sempre é bom acompanhar o reality.