Fotógrafo: Sergio Pierri
04/10/2013 - 17h09
Cidade
A Promotora da Infância, Juventude e do Idoso de Araraquara, drª. Noemi Corrêa, visitou nessa sexta-feira (4) as obras dos futuros equipamentos públicos que a Prefeitura está construindo próximo ao Adalberto Roxo.
Nesta região de Araraquara, a Prefeitura entregará 1.361 novas moradias populares, do programa Minha Casa Minha Vida, que estão em fase final. Também já teve início a preparação do terreno para a construção de outras 2 mil unidades na mesma região.
A visita foi acompanhada pelo prefeito Marcelo Barbieri e por vários secretários municipais, que expuseram em detalhes à promotora todos os projetos sociais e serviços planejados para o local.
Conforme explicou o prefeito Marcelo, atualmente todo projeto habitacional realizado em Araraquara segue um planejamento envolvendo diversas secretarias para que a população possa ter acesso aos serviços públicos mais próximos de suas casas.
O coordenador de Habitação, Edélcio Tositto, também destacou a importância do projeto habitacional para a redução do déficit de moradias na cidade.
“Esse é um empreendimento bem feito, com qualidade e planejado. Esta é uma região que está crescendo muito e que acompanha o bom momento vivido por Araraquara”, disse o secretário.
Para as 1.361 unidades habitacionais da região do Adalberto Roxo, por exemplo, a Prefeitura já está construindo uma nova unidade de saúde (em fase final) e uma creche (em andamento). Também terá início a construção de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), cuja verba já foi liberada pelo Governo Federal e a obra está sendo licitada.
“O CER e a unidade de saúde do Adalberto Roxo estão em construção e devem ser entregues nos próximos meses. A UPA naquela região também já está confirmada”, afirmou o secretário de Obras Públicas Valter Rozatto.
Em relação ao sistema viário, o coordenador de Mobilidade Urbana, Coca Ferraz, também destacou que o projeto para adequação do trânsito na região já está em andamento.
Mais equipamentos
A Prefeitura já obteve uma verba de R$ 11 milhões junto ao Governo Federal para a construção de vários equipamentos públicos. Serão construídos um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), dois postos de saúde, uma escola, uma quadra coberta, três creches e um quiosque da cultura.
Todos os projetos arquitetônicos já foram elaborados e a Prefeitura finaliza os projetos complementares para essas obras de melhorias à população, inclusive em relação ao trânsito e transporte público.
Participaram da visita da promotora, além do prefeito e do vice-prefeito e coordenador de Mobilidade Urbana, Coca Ferraz, os secretários José Carlos Porsani (Assistência e Desenvolvimento Social); Valter Rozatto (Obras Públicas); Edélcio Tositto (Habitação); Alessandra de Lima (Desenvolvimento Urbano); Arary Ferreira (Educação); e Delorges Mano (Administração), além de Jelson Luiz Rossi, coordenador de Projetos Habitacionais da Secretaria de Habitação.