Equipamentos, carro e moto também foram apreendidos
Fonte: PF 05/10/2013 - 03h43
A Polícia Federal de Araraquara prendeu na quinta-feira, 3, o traficante T.M.G. e apreendeu na casa dele, em Monte Alto-SP, pouco pouco mais de 19 quilos de cocaína e outra droga, cafeína, além equipamentos usados na produção do entorpecente e dois veículos. O laboratório, que funcionava nos fundos da casa, foi descoberto após denúncia feita à PF.
Por volta do meio-dia os policiais federais avistaram o morador T.M.G. saindo da residência e o abordaram. Após entrevistarem o suspeito, os policiais federais realizaram busca na residência e encontraram num cômodo dos fundos do imóvel uma prensa, um saco contendo um pó branco (perícia constatou tratar de 19,2kg de cafeína), outro saco menor contendo um pó branco (perícia constatou tratar de 850g de cocaína), uma panela contendo restos de uma substância de cor branca cujos exames periciais também constataram se tratar de cocaína, além de outros produtos químicos utilizados na preparação de drogas.
Diante deste fato, T.M.G. foi preso pelos crimes do artigo 33 (pena de reclusão de 05 a 15 anos) e artigo 34 (pena de reclusão de 03 a 10 anos) da Lei 11.343/2006 (lei de drogas), sendo conduzido à Delegacia de Polícia Federal de Araraquara/SP para formalização do flagrante delito.
No local foram apreendidos ainda quatro veículos, sendo duas motos e dois carros, todos de propriedade de T.M.G..
Oportuno esclarecer que a cafeína é um produto químico cuja comercialização é controlada e fiscalizada pelo Departamento de Polícia Federal, exatamente por ser utilizada no tráfico de drogas ilícitas como “adulterante”, ou seja, é misturada à cocaína antes da venda ao usuário a fim de aumentar o volume da droga e como conseqüência o lucro dos traficantes – na linguagem popular trata-se do procedimento de “batizar a droga”. No mercado lícito o quilograma da cafeína custa em torno de R$ 50,00. Já no mercado ilícito do tráfico de drogas o quilograma do fármaco chega a custar R$500,00 (quinhentos reais).
As informações são do setor de Comunicação Social da Delegacia de Polícia Federal de Araraquara/SP.