08/10/2013 - 01h18
Cidade
Araraquara alcançou a marca de 4.000 empreendedores individuais. O registro foi comemorado durante evento promovido pelo Sebrae em alusão ao Dia do Empreendedor, realizado no último sábado, 5 de outubro, na unidade local do órgão, com a presença do prefeito Marcelo Barbieri.
O empreendedor de número 4.000 é Paulo César Ortolan, um ex-garçom que abriu seu próprio negócio e hoje trabalha na área de eventos. Ortolan veio do sul do país e trabalhou por mais de dez anos como garçom de um restaurante local.
Para o prefeito Marcelo Barbieri, a marca mostra a vocação empreendedora da população de Araraquara, que tem contribuído para o bom desempenho da economia local. Segundo o prefeito, o micro e pequeno negócio é responsável por grande parte da criação de empregos.
“Neste dia, temos que comemorar a marca dos 4.000 empreendedores formalizados que têm direitos garantidos e recebem apoio do sistema S e da Prefeitura de Araraquara”, afirmou o prefeito, sobre os diversos programas voltados ao pequeno empresário.
Entre as ações da Prefeitura voltadas para a categoria, o prefeito destacou a construção de quiosques de alvenaria na Praça Scalamandre Sobrinho, que tem proporcionado infraestrutura de qualidade e ganhos até três vezes maiores.
Para o diretor técnico do Sebra-SP, Ivan Hussni, no mês do empreendedor, o Sebrae realiza diversos eventos pelo Estado. “A coragem dos empreendedores nos motiva a trabalhar e sermos parceiros importantes”.
O gerente regional do Sebrae Araraquara, Daniel Palácio Alves, afirmou que o micro e pequeno empresário constitui o público-alvo do Sebrae. “Estamos chegando a marca de 2.000 empresas abertas este ano, o que representa um crescimento de 24% em relação ao mesmo período do ano passado.”
Mutirão
No Dia do Empreendedor, o Sebrae abriu as portas das 9h às 17h no sábado em ação inédita da entidade em todos os 33 escritórios da capital e interior e mais 11 pontos de atendimento da capital com orientação gratuita sobre gestão a quem já tem empresa e aos que sonham deixar de ser empregados e abrir seu próprio negócio.
Os parceiros do mutirão foram Prefeitura, Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara, Associação Comercial e Industrial de Araraquara (Acia), Conselho Regional de Contabilidade, Banco do Povo, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Correios.
Também participaram do evento, os vereadores William Afonso e Adilson Vital; os secretários Antonio Martins (Agricultura e de Ciência, Tecnologia, Turismo e Desenvolvimento Sustentável); Orlando Mengatti Filho (Governo) e Arari Ferreira (Educação); além do presidente do Sincomércio, Antonio Deliza; e do secretário de Cultura e do presidente da Acia, Renato Haddad.
Durante o mutirão também houve palestras, orientações técnicas e consultorias individuais para tirar dúvidas dos empresários sobre o seu negócio e sua forma de atuação.
Apoio da Prefeitura
Além da construção dos quiosques na praça Scalamandré Sobrinho, a Prefeitura realizou diversas outras ações para os micro e pequenos empreendedores, como a entrega do novo prédio da Incubadora de Empresas em 2011, a alteração na legislação que reduziu a metragem quadrada dos terrenos para a determinação das políticas de incentivo empresarial e a Sanção da Lei Geral Municipal do Microempreendedor Individual, da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte de Araraquara.
A Prefeitura também aderiu ao Sistema Integrado de Licenciamento (SIL), que contabiliza 2.324 requerimentos até setembro deste ano. A Sala do Empreendedor já emitiu mais de 8.700 alvarás, entre iniciais, alterações, autônomos, MEI, ME/EPP e outros tipos de sociedades.
Por fim, a capacitação profissional com o programa Canteiro Escola, por meio do qual, além do conhecimento técnico, os alunos são incentivados a constituírem seus próprios negócios.