Ferroviária Fundesport conquista título na Arena da Fonte

Fotógrafo: Sergio Pierri
08/10/2013 - 01h21

Campeã

Invicta com 12 vitórias e seis empates, a Ferroviária Fundesport conquistou o Campeonato Paulista com o empate, por 1 a 1, diante do São José EC no domingo (6), na Arena da Fonte Luminosa. O prefeito Marcelo Barbieri acompanhou a partida e entregou o troféu e medalhas às campeãs. Agora, a cidade soma 4 títulos paulistas na modalidade.
“A Ferroviária atuou com garra, raça e determinação e mereceu o título, que é um enorme presente à torcida neste mês em que a Arena da Fonte completa 4 anos de remodelação”, resumiu o prefeito.
Marcelo também comentou o bom momento do esporte na cidade. “Em julho, conquistamos os Jogos Regionais, inclusive o futebol feminino foi campeão vencendo Franca na final; o nosso vôlei feminino está na Super Liga, venceu o Brasília fora de casa e nesta terça-feira (8) enfrenta o Osasco/Molico no Gigantão”.
O técnico Douglas Onça enalteceu o trabalho da comissão técnica e a determinação do elenco. “Uma conquista compartilhada com todos os profissionais que atuam junto ao elenco, a imprensa que nos apoiou, as atletas pela dedicação e a torcida que vem aumentando a cada temporada”, disse o técnico campeão.
Nesta semana a equipe inicia a preparação para os Jogos Abertos do Interior que serão disputados entre os dias 14 e 26 de outubro em Mogi das Cruzes.


O jogo


Com apoio de 1.500 torcedores na manhã de muito sol na Arena, a Ferroviária Fundesport pressionou o São José EC, desde o início até o apito final da árbitra Adeli, sem se importar com a vantagem do empate por ter a melhor campanha durante a competição.
Aos seis minutos do primeiro tempo, a experiente zagueira Marina aproveitou uma bola mal espalmada pela goleira Cacá e de cabeça abriu o placar na Fonte Luminosa. “Eu acreditei no lance e conclui num falha da Cacá. Fiquei emocionada sem saber direito como comemorar o gol”, relatou a zagueira.
O São José reagiu, mas a goleira Luciana garantiu a vantagem grená no primeiro tempo.
Na volta do intervalo, o São José veio disposto a mexer no placar. Aos 2 minutos, a meia Formiga, após bate-rebate na zaga afeana, finalizou forte de pé direito, sem chances para Luciana: 1 x 1.
O bom preparo físico da Ferroviária prevaleceu na etapa complementar. Necessitando da vitória, o São José adiantou a marcação e ofereceu o contra-ataque para a Ferroviária, que teve um pênalti, a favor, não aproveitado pela ala esquerda Andressa Alves. Cacá defendeu no canto baixo direito. O placar de 1 a 1 garantiu o título grená.
Douglas Onça escalou as campeãs: Luciana; Rilary, Marina, Mônica e Andressa Alves; Tahísa, Bia, Eriquinha e Raquel; Ludmila e Adriane Nenê (Dioneide).
A Ferroviária marcou 75 gols nos 18 jogos e sofreu 12 gols, as melhores marcas do campeonato, e a artilheira Raquel balançou as redes 22 vezes. A segunda colocada na artilharia, Ana Barrinha do Rio Preto, marcou 12 gols.