Sorteio de endereços de casas lota o Centro de Convenção

Prefeito Marcelo Barbieri ressalta parceria com Governo Federal pela realização do sonho da casa própria de 538 famílias

Fotógrafo: Sergio Pierri
16/10/2013 - 00h57

O prefeito Marcelo Barbieri liderou na manhã dessa terça-feira (15), no lotado Centro Internacional de Convenção, a solenidade de sorteio dos endereços das 538 unidades habitacionais do Residencial ‘Romilda Tapareli’, do programa Minha Casa Minha Vida. Localizadas na região do Adalberto Roxo, as novas casas devem ser entregues pelo prefeito até o final deste ano.
Acompanhado por vereadores, secretários municipais e lideranças da Caixa Econômica Federal (CEF), além da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Zi Barbieri, e funcionários da Secretaria de Habitação, Marcelo destacou o “momento especial” vivido pelas famílias contempladas. E agradeceu o apoio da Câmara Municipal e da própria CEF pela viabilização do projeto.
“Será um dos melhores conjuntos habitacionais do Minha Casa Minha Vida no interior do Estado pela infraestrutura oferecida”, enfatizou o prefeito. Além do terreno de 200 metros quadrados, as casas possuem telhados refratários à luz, que absorvem melhor o calor, piso frio e azulejo na cozinha, entre outras melhorias.
Marcelo enfatizou a parceria com o governo federal, via CEF, que viabilizou também a liberação do crédito de R$ 5 mil reais, com o cartão ‘Minha Casa Melhor’, que permite a cada mutuário poder adquirir móveis novos. “Neste próximo Natal, mais 538 famílias de Araraquara poderão comemorar as festas de final de ano na própria casa”, acrescentou o prefeito.
O superintendente regional da CEF, Isaac Reis, parabenizou o prefeito pelo grande volume de habitações populares construídas no município a partir da parceria. “É muito importante participar de momentos como este, em que muitos sonhos são realizados”, resumiu Isaac.


União de forças


Para o presidente da Câmara Municipal João Farias, o governo do prefeito Marcelo está realizado o maior empreendimento popular de Araraquara, viabilizado desde 2009 com a criação da Secretaria de Habitação. “Executivo e Legislativo tiveram a ousadia de apoiar este projeto na região do Selmi Dei e Adalberto Roxo, que, em breve, terá mais de 3.300 novas moradias”, acrescentou.
O coordenador de Habitação Edélcio Tositto enalteceu o “trabalho da equipe técnica da Secretaria em benefício das pessoas menos favorecidas”. Enalteceu também as ações do prefeito Marcelo em Brasília, que “culminaram na parceria com a CEF e na entrega da casa própria para muitos araraquarenses”.
“É a realização de um sonho”, comemorou Dalvina Maria Muniz, casada, mãe de quatro filhos, que trabalha como serviços gerais. “Realização de um sonho a dois”, emendou o salgadeiro Rodrigo Ribeiro, ao lado da mulher Paula. Eles têm três filhos e atualmente moram com a mãe de Paula, no Vale do Sol.
O prefeito aproveitou a oportunidade e informou que em contato com a CEF ficou definido que os apartamentos do Residencial dos Oitis que foram invadidos serão retomados pelo banco e destinados a novas famílias.
Participaram da solenidade também os vereadores Elias Chediek, Aluisio Braz (Boi), Jair Martineli, Edna Martins, Jeferson Yashuda, Geicy Sabonete e Adilson Vital. E os secretários José Carlos Porsani (Assistência e Desenvolvimento Social), Orlando Mengatti Filho, o Nino (Governo), Arary Ferreira (Educação) e Eli Schiavi (Segurança Pública), além dos gerentes da CEF Marcelo Lopes (Regional) e Jorge Luiz Ferreira (Geral), e outros representantes do governo.


Estruturas


Além do conjunto ‘Romilda Tapareli Barbieri’, compõem o núcleo habitacional os conjuntos ‘Anunciata Palmira Barbieri’, com 485 casas, e ‘Maria Helena Lepre Barbieri’, com 338 unidades, totalizando 1.361 residências do Minha Casa Minha Vida, cujos sorteios serão definidos em breve.
Todas essas unidades são destinadas a famílias com renda abaixo de R$ 1,6 mil mensais, selecionadas em setembro pela Prefeitura e CEF. O empreendimento também contempla famílias moradoras de áreas de risco, identificadas pelas secretarias de Habitação e Assistência Social e pela Defesa Civil.
Cada imóvel possui 42 metros quadrados de área construída. Do total, 43 casas adaptadas são destinadas a pessoas com deficiência e por isso a metragem é maior, com 52 metros quadrados cada. Outras 33 residências são destinadas à população idosa.
O prefeito Marcelo também anunciou que vai instalar na região uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) – já em licitação, uma unidade de saúde e uma creche no Roxo que já estão em construção, além de um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), dois postos de saúde, uma escola, uma quadra coberta, três creches e um quiosque da cultura.