A Mulher do Prefeito: TV Globo cutuca onça com vara curta

Autor: Fabio Maksymczuk
Fonte: http://fabiotv.zip.net/ 17/10/2013 - 05h32

A TV Globo estreou, recentemente, “A Mulher do Prefeito”, série que ocupa a complicada faixa das 23 horas às sextas-feiras. Neste ano, a emissora tentou emplacar Marcelo Adnet nesse boco da programação, mas não funcionou. Agora, Tony Ramos e Denise Fraga encaram o desafio. O veterano ator interpreta Reinaldo Rangel. Já Denise vive a esposa do prefeito, Aurora.
No ano passado, o canal platinado já se enveredou em uma série que desnudava o mundo político no Brasil. “O Brado Retumbante” tinha como protagonista Domingos Montagner como Paulo Ventura. O aspirante à presidente lembrava, de certo modo, o candidato tucano Aécio Neves.
Quando estudei na USP, li diversas teses sobre a influência da teledramaturgia na corrida eleitoral. Seguindo as diretrizes desses estudos, é inegável não fazer uma comparação entre Aurora e Dilma Rousseff. A atual presidenta, em 2010, era mais conhecida por ser a mulher do Lula.
Além disso, a jaqueta da primeira-dama tinha a coloração vermelha no episódio de estreia. Coincidência? E o que falar da inauguração do estádio de futebol? Lula foi um entusiasta máximo do Itaquerão. Na série, Pitanguão é o nome da arena. Aliás, a cidade Pitanguá tem a expressão “pita”. Seria uma referência ao ex-prefeito (já falecido) Celso Pitta?
A TV Globo sempre foi acusada de favorecer determinados partidos políticos na cobertura jornalística. Brizola na cidade do Rio de Janeiro que o diga. O ranço ainda permanece (vide as manifestações de junho). A emissora cutuca a onça com a vara curta. Com certeza, teses serão escritas para analisar a influência de “O Brado Retumbante” e “A Mulher do Prefeito” na disputa presidencial de 2014.