Fotógrafo: Sergio Pierri
24/10/2013 - 01h08
O prefeito Marcelo Barbieri anunciou diversas melhorias para a região 2 do Orçamento e Participação Para Todos (OP) na terceira plenária do ano realizada na Emef Luiz Roberto Salinas Fortes, no Jardim Paraíso, nesta terça-feira (22).
A região 2 é composta pelos bairros Vale do Sol, Pq. Tropical, Jd. Águas do Paiol, Pq. Igaçaba, Jd. Paraíso, Jd. Acapulco, Jd. Nova Araraquara, Jd. Res. Lupo I e II, Residências Damha e Villa Damha, Altos do Jaraguá e Nascente do Jaraguá, Portal das Laranjeiras, Lot. Cociza, Jd. Bandeirantes, IV Distrito Industrial, Recreio Campestre Idanorma e conjunto de chácaras.
A população local debateu questões que envolvem os bairros e elegeu os representantes do COP (Conselho do Orçamento e Participação Paratodos).
Estiveram presentes também os secretários Renato Haddad, da Cultura; Arary Ferreira, da Educação; Orlando Mengatti Filho, do Governo; Alessandra de Lima, do Desenvolvimento Urbano; Antonio Martins, da Agricultura e Desenvolvimento Sustentável; e José Carlos Porsani, da Assistência Social.
Durante as plenárias é feita a prestação de contas, além de oferecer a oportunidade da comunidade ter contato direto com o prefeito.
Melhorias
Em conversa com os moradores, o prefeito Marcelo Barbieri falou dos próximos investimentos na região, principalmente na saúde, educação, habitação, assistência social e infraestrutura.
Na área da saúde, a região irá contar em breve com mais uma unidade básica de saúde no Jardim Paraíso, que terá consultório odontológico, ampliando o atendimento à população. O prefeito afirmou também que Araraquara solicitou 23 profissionais para o Programa Mais Médicos do Governo Federal e que abriu concurso para contratação de médicos.
Na área de habitação, a região deve receber dois conjuntos residências do Programa Minha Casa Minha Vida para dois níveis de renda.
Marcelo destacou a construção da escola de tempo integral no valor de R$ 5 milhões. A licitação para a construção do prédio já esta homologada e a escola deve ser entregue em 2014 na região do Vale do Sol/ Águas do Paiol.
O prefeito afirmou também que irá solicitar ao vice-prefeito e coordenador de mobilidade Urbana, Coca Ferraz, a realização de estudo para o tráfego na saída do residencial Lupo. Na questão da infraestrutura a Prefeitura está na expectativa da liberação de recursos federais para a construção da marginal das Cruzes, que irá trazer melhorias para a região.
O secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, José Carlos Porsani, falou da possibilidade de instalação de um braço do CRAS no Jardim Paraíso por meio da transferência, do Estado para o município, de um espaço localizado no condomínio da CDHU. A liberação do prédio conta com o apoio do deputado estadual Roberto Massafera.
Entre as obras eleitas nas plenárias do OP estão a Sala de Estabilização e ampliação da unidade de saúde no Vale do Sol, concluídas e em funcionamento.
De acordo com o coordenador do OP, Rodrigo Martins, a próxima plenária está marcada para terça-feira, dia 29 de outubro, às 19h, no CER Dona Cotinha de Barros, no Jardim Brasil.