Fotógrafo: Sergio Pierri
26/10/2013 - 03h47
Reformas
As reformas em jazigos no cemitério São Bento prosseguem até sábado (26), alerta o administrador do cemitério, Antonio Donizete Galeazzi, o Zico. Na próxima semana só serão permitidas limpezas nos túmulos. O objetivo é evitar materiais de construções e entulhos espalhados nas quadras na semana de finados. No dia de finados, 2 de novembro, só serão permitidas as entradas de flores e velas.
“Diariamente, estamos executando a operação pente fino. Na semana de finados vamos intensificar os trabalhos para manter o cemitério limpo e preparado para receber mais de 30 mil visitantes”, projeta Zico.
Entre os mais de 11 mil túmulos, alguns merecem uma atenção maior pelo expressivo número de visitas e retribuição a graças alcançadas. “É o caso do escravo Eduardo, do menino Miltinho, doutor Madeira, da Maria Simões e do Memorial do Nelsinho que são túmulos muito visitados e necessitam de uma manutenção mais assídua”, relata Zico.
O mais tradicional cemitério de Araraquara, com 130 anos de história, não tem mais jazigos à disposição da população, mas há cadastro de interessados para casos de revogação de sepultura por abandono.
No ano passado, o prefeito Marcelo Barbieri entregou a revitalização da Capela das Almas e também o Memorial Nelsinho Santana.
O horário de atendimento no Cemitério São Bento é das 7h às 11h e das 13 às 17h. Mais informações pelo telefone 3335-9775.
Missas especiais
No dia de finados, nove missas estão programadas ao todo nos cemitérios municipais e particulares. No São Bento, serão quatro: às 7h pelo cônego Celso Biffi; às 8h30, padre Renato; às 10h, padre Edson e às 17h, padre Wallace.
O padre Edvan celebrará as duas missas agendadas na capela São Manoel, no cemitério das Cruzes (Britos). A primeira, às 9h, e a segunda, 16h.
O padre Ronaldo reza a missa no Ressurreição, às 9h, e o padre Samir no Parque dos Lírios, às 10h.
Na cripta da Matriz de São Bento, às 8h, a missa especial de finados será celebrada pelo padre Marcelo Sousa.