Domingo (03) é dia de visitar o universo dos dinossauros

Museu de Arqueologia e Paleontologia estará aberto no domingo para visitação. Ótimo programa para família de Araraquara e região

Fotógrafo: Sergio Pierri
01/11/2013 - 03h39

Dinossauros

Que tal um domingo diferente com as crianças, em um programa que envolva dinossauros e seja gratuito? Pois o projeto experimental da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart que abre os museus aos domingos, convida a população da cidade e região para prestigiar, no dia 03 de novembro, as exposições em cartaz no MAPA – Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara. O MAPA estará aberto das 10 às 14 horas.
O Mapa – Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara apresenta a exposição intitulada “Mapa: múltiplos olhares”, além de uma exposição sem título que reúne fósseis e arenitos.
A exposição “Mapa: múltiplos olhares” suscita o interesse do público sobre o universo da Arqueologia e da Paleontologia, para buscar uma visão ampla sobre o assunto e a história em Araraquara.
Com uma expografia contemporânea e atrativa a exposição reflete uma arqueologia inovadora, que estuda o passado a partir das questões do presente. Questões como a função social do museu e da arqueologia, identidades culturais e desenvolvimento sustentável estão presentes na exposição.
A exposição se divide em três módulos. No primeiro deles, se destaca a atuação do Mapa, suas coleções, e a diferença entre Arqueologia e Paleontologia. Aqui está instalado um painel, com uma Linha do Tempo, localizando e situando Araraquara e o Estado de São Paulo no contexto mundial.
As sociedades humanas que viveram nos campos de Araraquara são o mote do segundo módulo, revelando experiências de 10 mil anos atrás até o presente. A diversidade cultural, a forma sustentável dos recursos e a construção identidária são assuntos tratados nessa parte da exposição, assim como a relação estabelecida com os índios nos dias de hoje. Destaques para os dois cenários montados: “primeiros habitantes” e “diversidade cultural”.
A última etapa apresenta as arqueologias do século XXI, retratadas pelo acervo do Mapa. São 40 gavetas portando as mais representativas peças das coleções do museu. O visitante pode aprofundar os seus conhecimentos de acordo com seu interesse e manusear as gavetas.
Além das vitrines, gavetas e cenários que compõem os módulos, o local conta com painéis fixos para explicar assuntos relacionados à arqueologia e aos sítios arqueológicos. Fácil de ser entendida, a exposição não precisa de guia, pois ela “se explica”. Além de trazer questionamentos, o público infanto-juvenil conta com recursos didáticos para facilitar a compreensão.
Em um dos painéis, por exemplo, o visitante é desafiado a localizar determinados objetos na exposição. Os painéis também esclarecem algumas curiosidades, como quando surgiram os objetos de barro, ou por que os objetos de pedra são tão importantes para a arqueologia. Muitas outras informações podem ser analisadas, inclusive como viviam os primeiros moradores da região ou como os arqueólogos estudam essas pessoas.
A exposição traz ainda um vídeo institucional e educativo sobre os museus de Araraquara, de 18 minutos, produzido com a direção do cineasta Guilherme Bonini.
O Mapa, hoje, é uma referência como uma das maiores e melhores coleções de arqueologia do interior de São Paulo, nas linhas de pesquisa de materiais em cerâmica e líticos, e possui um acervo de mais de 40 mil peças, sendo que 90% delas estão armazenadas na reserva técnica, no CECRAD - Centro de Conservação e Recuperação de Acervos Diversos - Espaço Paulo Mascia, localizado na Praça Pedro de Toledo.
Vale lembrar que no interior de São Paulo há outros três museus com o perfil de arqueologia: Monte Alto, Ouroeste e Iepê, porém o Mapa ganha vantagem com um acervo tão diversificado da região. Este acervo conta, por exemplo, com peças das pesquisas realizadas em 36 municípios do interior paulista, como Pirassununga, Olímpia, Arco Íris, Boa Esperança do Sul, e Rincão (em um dos painéis da exposição é evidenciada todas as regiões do Estado que contribuem para o acervo).
Para a visitação de grupos, basta realizar o agendamento pelo fone (16) 3332-4933.
Vale destacar que a abertura dos museus é rotativa, ou seja, cada domingo tem um dos museus abertos para a visitação gratuita, no horário das 10 às 14 horas.
No dia 10 de novembro, o Museu do Futebol e dos Esportes de Araraquara é a atração do programa e, depois, no dia 17, é o Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo. É nesta mesma ordem que acontece a rotatividade nos domingos seguintes.

 

SERVIÇO:


Museus aos domingos
Horário: das 10 às 14 horas
Entrada gratuita

 

• Programação:


- Dia 03/11: MAPA - Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara
(Rua Voluntários da Pátria, esquina com Av. Portugal - Centro)

- Dia 10/11: Museu do Futebol e dos Esportes de Araraquara
(Rua Mauro Pinheiro, s/nº, dentro do Estádio Municipal Dr. Adhemar Pereira de Barros, a “Arena da Fonte”)

- Dia 17/10: Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo
(Rua Antônio Prado, s/nº - Centro)