Defesa Civil lança Plano Primavera Verão para emergências

Com documento, órgão municipal de Araraquara busca facilitar ações em casos provocados principalmente por fortes temporais

07/11/2013 - 04h02

A Defesa Civil de Araraquara acaba de lançar o 4º Plano Primavera Verão, que visa oferecer condições ideais de ação em casos de emergências provocadas principalmente por temporais.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Edson Alves, este Plano, já aprovado pelo prefeito Marcelo Barbieri, consiste em “facilitar recursos materiais e humanos” para a Defesa Civil poder atuar em ações conjuntas no município numa situação emergencial.

As ações em conjunto envolvem, além da própria Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, as Polícias Militar e Civil, além de empresas particulares e o grupo de voluntários.

Em vigor do dia 1º deste mês a 31 de março de 2014, o Plano Primavera Verão também oferece sugestões diante de uma situação de emergência e que exigem o trabalho em conjunto. 

Ainda de acordo com Edson Alves, no período final da estação Primavera e durante todo o Verão, é comum ocorrer chuvas mais constantes em Araraquara, acompanhadas de fortes ventos.

“Por isso é importante mobilizar a comunidade para o atendimento das ocorrências, que além de socorro, inclui assistência e estímulo às formas de prevenção”, afirma o coordenador.  

 

Mais dicas

Outra dica importante, segundo Edson, é relativa à segurança ao dirigir sob chuva: “É importante diminuir a velocidade, acender os faróis do veículo e manter uma distância de pelo menos dois carros em relação ao veículo da frente”, prega. 

O coordenador sugere ainda que em caso de temporais com incidência de raios é preciso evitar ficar dentro d’água (piscina, rio, ou mar), transportar material metálico, usar telefones (a não ser numa emergência) e outros aparelhos domésticos. Também evitar lugares altos e ficar próximo a árvores isoladas ou a postes de alta tensão.

Especificamente em casa, é recomendado a limpeza constante de calhas e ralos e, sob temporal, desligar aparelhos eletrônicos, fechar os registros de água e gás e manter a vigilância quando há risco de subida do nível das águas.

Para Edson Alves, também é importante se ter lanternas em condições normais de uso, evitar acender velas e lamparinas a álcool ou similares e ficar atento às previsões meteorológicas, normalmente oferecidas pela mídia e pela própria Defesa Civil.

Em casos de emergência, a Defesa Civil ainda sugere os telefones 199 (do próprio órgão), 193 (Corpo de Bombeiros) e 190 (Polícia Militar).