Educação é destaque em plenária do OP em Bueno

Fotógrafo: Sergio Pierri
12/11/2013 - 06h22

No sábado (9), a população de Bueno de Andrada e do Assentamento Monte Alegre compareceu à 6ª plenária do Orçamento e Participação Para Todos (OP) deste ano. O prefeito Marcelo Barbieri comandou a reunião da região 1, realizada na EMEF Eugênio Trovatti, no Distrito.

Melhorias na via de acesso aos assentamentos 3 e 6, a implantação da escola de período integral no Assentamento Monte Alegre, além de uma nova escola do campo foram alguns dos assuntos debatidos na plenária.

O prefeito anunciou a implantação, a partir de 2014, da escola de tempo integral na EMEF Maria de Lourdes S. Prado, no assentamento 3 do Monte Alegre. Também disse que a Secretaria Municipal da Educação já enviou projeto ao Governo Federal pela construção de uma nova escola do campo no distrito de Bueno, onde a Prefeitura já dispõe de terreno.

“A escola em tempo integral é um ganho na qualidade do ensino para alunos, pais e professores”, destacou o prefeito.

Ainda segundo Marcelo, já foi enviada a documentação ao Governo do Estado pela inclusão dos 15 quilômetros de acesso ao Monte Alegre ao programa Melhor Caminho pela liberação dos recursos.

“Vou apresentar essa reivindicação ao governador Geraldo Alckmin. O processo é semelhante às melhorias já realizadas pelo Estado no acesso de oito quilômetros à Agrovila do Assentamento Bela Vista”, disse o prefeito. As obras no Bela Vista foram entregues no último dia 1º, com a presença da secretária estadual de Agricultura e Abastecimento, Mônika Bergamaschi.

Durante a plenária, foi encaminhado o pedido dos moradores para a elaboração de um projeto para o cercamento com alambrado da padaria da Associação de Mulheres Assentadas do Monte Alegre, a fim de ampliar a segurança do local. O prefeito também informou que a Secretaria da Saúde está buscando recursos para a construção de um novo prédio para a unidade de saúde do Monte Alegre 6.

Sobre a construção de moradias populares no Distrito, foi esclarecido que houve um problema jurídico durante a desapropriação do terreno e a Prefeitura está buscando soluções para a liberação da área.

Também participaram dos debates o subprefeito de Bueno de Andrada, Marcos Daniel; o coordenador do OP, Rodrigo Martins; o vereador Roberval Fraiz; além de secretários municipais e representantes de todos os órgãos da Prefeitura.