Fotógrafo: Sergio Pierri
13/11/2013 - 06h16
Aeroporto
O novo terminal de passageiros do Aeroporto Bartholomeu de Gusmão já conta com caminhão e equipe de bombeiros, lanchonete, lojas da Azul Linhas Aéreas; estande da locadora de veículos, instalação de esteiras de bagagem do porão do avião e de mão dos passageiros e detector de metais. A grade de horários de voos regulares está sendo elaborada pela Azul, que fará o primeiro voo de Campinas a Araraquara no próximo 11 de dezembro.
Nesta semana, os agentes operadores do Raio X das bagagens serão definidos após exames da banca examinadora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) no aeroporto de Congonhas em São Paulo. Serão contratados 18 agentes e 4 supervisores. Ao todo, o novo terminal gerará cerca de 70 empregos.
O prefeito Marcelo Barbieri, acompanhado do secretário de Obras Públicas, Valter Rozatto, nessa segunda-feira (11), vistoriou todas as dependências do novo terminal e o estacionamento na área externa.
Marcelo conferiu os setores de embarque e desembarque, o novo caminhão de combate a incêndio e provou o café Jolie da lanchonete 14 Bis. Segundo o empresário Alexandre Garavello, responsável pelas lanchonetes dos aeroportos de Bauru e, agora, de Araraquara, o cardápio já conta com diversas opções.
Os serviços de limpeza estão acelerados e a próxima etapa é a sinalização interna de todas as atividades do novo terminal, que tem 1.600 metros quadrados. O antigo, com 210 m², será usado pela Azul Cargo.
Para o prefeito, o novo terminal irá fomentar a economia regional e a volta dos voos regulares confirma a vocação logística de Araraquara na região central do estado. “Com voos diários, a cidade ganha mais força para atrair empresas, inclusive uma seleção para a Copa. Estamos na luta pela ampliação da atual pista de 1.800 metros para 2.500 metros para receber também voos de carga”, completou o prefeito.
O novo terminal do Aeroporto Bartholomeu de Gusmão foi construído com recursos do Governo do Estado na ordem de R$ 7,4 milhões. A Prefeitura investiu cerca de R$ 500 mil em toda a iluminação do estacionamento e na sinalização do entorno.