Fotógrafo: Sergio Pierri
14/11/2013 - 03h06
Aeroporto
O vice-prefeito e secretário da Mobilidade Urbana, Coca Ferraz, realizou nessa quarta-feira (13) estudo preliminar sobre as condições do tráfego na Avenida Alberto Santos Dumont, no trecho entre o Jardim das Paineiras e o novo terminal de passageiros do Aeroporto Bartholomeu de Gusmão, na Região Sudeste de Araraquara.
Acompanhado do gerente de operação Gerhard Schneider e do gestor de projetos Álvaro Pompeu de Toledo, ambos da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte, Coca Ferraz percorreu a Avenida João Bosco da Silva Faria, no Jardim Paineiras, e o cruzamento da Avenida Camilo Dinucci com a Alberto Santos Dumont, no Jardim Dumont.
“A pedido do prefeito Marcelo Barbieri, estamos elaborando o projeto do novo dispositivo viário na entrada do Jardim Dumont e acesso ao aeroporto. Tanto o movimento no sentido centro-aeroporto e aos bairros Cruzeiro do Sul, Del Rey, Arco Íris, Esplanada está mais intenso e é necessário ampliar a segurança dos pedestres e motoristas”, adiantou Coca Ferraz.
Para o prefeito Marcelo Barbieri, que constantemente vistoria a ampliação do terminal de passageiros, a região do aeroporto está valorizada e com grande adensamento populacional.
Além dos investimentos no aeroporto de R$ 7,4 milhões oriundos do Estado, a Prefeitura também construiu, nos bairros vizinhos, posto de saúde, academia da saúde e escola de tempo integral. Com o crescimento dessa região, segundo o prefeito, é fundamental a implantação de projetos de mobilidade urbana para ampliar a segurança no trânsito.
Novos equipamentos
Com a obra civil concluída, o novo terminal de passageiros recebe novos equipamentos para o início das operações previsto para a primeira quinzena de dezembro.
O Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) já licitou os serviços de lanchonete, locação de veículos, empresa aérea. Por conta disso, a 14 Bis, de Bauru, a Localiza e a Azul Linhas Aéreas, respectivamente, estão instalando equipamentos nas lojas. Outra licitação em andamento definirá a empresa que cuidará dos resíduos sólidos produzidos no aeroporto.
A equipe de combate a incêndio conta com 21 bombeiros e um caminhão Rosenbauer com dois canhões de jato de água, um no teto e outro no pára-choque com alcance de 70 metros. A capacidade do reservatório é de 5.700 litros de água e 800 litros de pó químico. Os acionamentos dos comandos são pneumáticos.