18/11/2013 - 18h31
No dia 20 de novembro, feriado em Araraquara devido à Consciência Negra, a Prefeitura de Araraquara, por meio da Coordenadoria Executiva de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, realiza a 7ª Marcha Regional da Consciência Negra, às 14 horas, com concentração em frente ao Paço Municipal.
As atividades, realizadas pelo Centro de Referência Afro, incluem apresentação de monólogo com a atriz Gill Cavalcanti, música com o DJ Ziza (do programa Mistura Fina), culto inter-religioso e presença de autoridades. A Marcha tem previsão de ser iniciada às 14h30 pela Rua Nove de Julho, com término às 15h30 na Praça Santa Cruz.
Vale destacar que houve uma alteração na programação e, após a Marcha, as atividades irão ter continuidade no Paço Municipal (e não mais no Cear), com shows musicais. Depois da Marcha, o Cortejo de Maracatu irá convidar os participantes a segui-lo, retornando para o Paço Municipal, onde acontecem shows de Samba de Raiz, Roda de Capoeira, Samba de Coco, intervenções dos movimentos sociais, e apresentações de Breaking e MC’s. A programação pós Marcha conta com o apoio do coletivo “Consciência Negra é Todo Dia”, formado por alunos da Unesp e apoiadores da data.
A programação da Prefeitura, com o tema “Africanizar ainda é preciso!”, é realizada entre os dias 15 e 23 de novembro, com diversas atividades realizadas gratuitamente a fim de promover a reflexão para a igualdade racial. No dia 20 de novembro, os órgãos municipais estarão fechados, funcionando apenas os serviços essenciais.
Outras atividades - No dia 19 as atividades da programação serão realizadas no Espaço Cultural de Américo Brasiliense, sob organização da Prefeitura de Américo, a partir das 19 horas. A idéia é promover atividades de reflexão com alunos da EJA – Educação de Jovens e Adultos, com exibição de um vídeo e palestra.
A partir do dia 21, na Câmara Municipal, será aberta a exposição “Um negro olhar sobre a nossa Morada”, com alunos do curso de fotografia do Centro de Referência Afro. A abertura da exposição será às 16 horas.
A entrega do Prêmio Zumbi dos Palmares acontece no dia 22, às 19 horas, no Palacete das Rosas, numa realização da Câmara Municipal e do Centro de Referência Afro. Nesta edição, o treinador de atletismo José Luís Bonifácio (Boni) é o homenageado.
Para encerrar a programação, no dia 23, às 16 horas, no Centro de Referência Afro, será exibido e debatido o documentário “Raça: um filme sobre igualdade”, de Joel Zito Araújo.
No dia 26 será finalizada a Oficina Pedagógica que vem sendo ministrada pelo professor Sérgio Santos aos profissionais da Educação. A atividade desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, também aconteceu nos dias 05 e 12.
Ao longo dos últimos cinco anos, no governo do prefeito Marcelo Barbieri e a equipe da Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade Racial vêm trabalhando para promover a igualdade racial, desenvolvendo políticas públicas com objetivo primordial de valorizar e respeitar todas as crenças, etnias e culturas.
“Seguindo este propósito, ressaltamos no mês da Consciência Negra a importância de resgatar a Africanidade existente em cada um de nós e relembrarmos, cada vez mais, a importância do herói negro Zumbi dos Palmares, assassinado em 20 de novembro de 1695”, lembrou Alessandra de Cássia Laurindo, coordenadora municipal de Promoção da Igualdade Racial.