Sessão Cidadão debate prevenção às drogas e preservação de imóveis

18/11/2013 - 18h56

A terceira Sessão Cidadã, realizada na noite de quinta-feira, 14 de novembro, teve como desdobramentos a criação de uma Comissão Especial de Estudos (CEE) para atualizar o levantamento de todos os imóveis históricos de Araraquara e estudar medidas para sua preservação, além elaborar um programa de inserção profissional em órgãos públicos e da iniciativa privada para ex-presidiários e usuários de drogas. 

O primeiro orador da noite foi o professor Rogério Belmiro Tampellini, que falou em nome da Missão Apostólica de Araraquara – Associação Cristã de Beneficência, sobre Políticas Públicas de Incentivo à Preservação do Patrimônio Histórico em Propriedades Privadas. 

Tampellini defendeu incentivos, como redução e isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), a quem tomar a iniciativa de preservar imóveis históricos na cidade. O professor apresentou uma série de slides mostrando fotos de casas e propriedades em péssimo estado de conservação.

 

Comad

 

Em nome do Conselho Municipal Antidrogas (Comad) e da Fundação de Amparo ao Preso (Funap) falaram Márcio William Servino e Elizandra Mazzei de Oliveira. Eles falaram sobre um projeto de prevenção às drogas e de reinserção de social e profissional de ex-presidiários. 

O projeto, denominado Prevenção, Cuidado e Reinserção de Políticas sobre Drogas (Precurd), foi realizado de março a novembro deste ano em unidades prisionais de Araraquara em parceria entre Comad e Funap, com apoio dos Narcóticos e Alcoólicos Anônimos, Amor Exigente e Projeto Canteiro Escola. 

Os vereadores aprovaram por unanimidade que a Comissão Permanente de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social encabeçará os estudos para a elaboração do programa de prevenção.