Solenidade no Centro Internacional de Convenção certificou 250 alunos de ensino fundamental de seis escolas de Araraquara
Fotógrafo: Sergio Pierri
22/11/2013 - 04h05
Cidade
Na manhã dessa quinta-feira (21), no Centro Internacional de Convenção “Dr. Nelson Barbieri”, o 13º Batalhão da Polícia Militar do Interior de Araraquara (13º BPMI) entregou certificados de conclusão do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) a 250 estudantes do ensino fundamental das redes pública e particular da Educação no município.
Foram certificados estudantes das Emefs (escolas municipais de ensino fundamental) Gilda Rocha de Mello e Souza e Luiz Roberto Salina Fortes, além das escolas particulares Anglo, Fantasia, Natureza e Pueri Domus.
Representando o prefeito Marcelo Barbieri, o secretário municipal de Segurança Pública, Eli Schiavi, ressaltou a importância do programa, cuja meta é evitar que crianças e adolescentes entrem no mundo das drogas.
“É fundamental que o jovem tome consciência de que não deve usar drogas”, disse Eli Schiavi. O secretário também ressaltou que a ação cotidiana dos pais junto aos filhos contribui decisivamente para evitar este problema.
Falando pela Câmara Municipal, a vereadora Juliana Damus cumprimentou a PM pelo Proerd e enfatizou a condição das crianças e adolescentes “como agentes multiplicadores junto às famílias na batalha contra o vício”.
Determinação
Para o capitão Paulo Henrique Jurisato, comandante da 3ª Companhia da PM de Araraquara, além da participação dos policiais instrutores e dos professores no Proerd, o papel diário dos pais é determinante no processo de combate às drogas.
O Proerd é um programa de educação preventiva ao uso de drogas, que objetiva evitar que crianças e adolescentes iniciem seu uso. Como parte das atividades em salas de aula, os alunos participantes elaboraram uma redação e vários deles foram contemplados durante a certificação com um brinde e medalha.
Também participaram da solenidade o vereador Elias Chediek; a coordenadora municipal de Políticas Educacionais, Inês Marine; o presidente do Conseg (Conselho Municipal de Segurança), Carlinhos de Abreu, e as instrutoras do Proerd, soldados Gilvaneuza Maria da Conceição e Andréia Regina de Siqueira, além de outros representantes do governo, da PM e da população.