Fotógrafo: Sergio Pierri
26/11/2013 - 04h18
3ª edição
A terceira edição do Biz Games despertou interesse de jovens e pesquisadores que prestigiaram o evento nas dependências do Sesc no sábado (23). A frequência nas salas de desafios e palestras foi constante durante todo o evento.
O secretário de Ciências, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Antônio Martins representou o prefeito Marcelo Barbieri e colocou as secretarias municipais à disposição do Instituto Tecnológico de Araraquara (Itec), órgão organizador do evento.
Martins destacou o apoio do prefeito e afirmou que o Biz Games fortalece o polo tecnológico da região. “Em breve, iremos colher os frutos dos encontros de games que vão além de jogos virtuais com aplicações práticas nas indústrias e prestação de serviços”.
Para o presidente do Itec, José Natal Moura, o Biz Games “reforça a vocação da cidade em abrigar um polo tecnológico”. O evento teve registro no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Pesquisa (CNPq) e no MIT, instituição internacional de incentivo à tecnologia. Segundo Moura, para o próximo ano estão programados vários Territórios de Games com foco na criação de jogos virtuais próprios.
Moura adiantou que o primeiro Território será no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFSP) com uma semana de curso para programação de games. Entre os projetos previstos está a criação de um jogo abordando o cangaço. “O apoio das universidades e escolas técnicas é fundamental para o fortalecimento do polo tecnológico”, enfatizou Moura.
Segundo a secretária da Educação, Arary Ferreira, o Biz Games vem ao encontro das propostas do governo municipal de disponibilizar as ferramentas tecnológicas aos alunos para que eles possam desenvolver as matérias da grade curricular. “A proposta de programar os games em temas nacionais, como o cangaço, é interessante e valoriza nossa história”, observou a secretária.
O diretor do Senai, Paulo Sassi, destacou a importância do evento para a cidade. Para o engenheiro de computação Alexandre Rosenfeld, um dos palestrantes que abrilhantaram o Biz Games, “o mercado de programadores de games é amplo e cheio de oportunidades”.