Cidade homenageia ex-atleta com Prêmio Zumbi dos Palmares

Prefeito Marcelo Barbieri prestigia solenidade que premiou José Luiz Bonifácio, treinador da Fundesport

Fotógrafo: Sergio Pierri
26/11/2013 - 04h22

Homenagem

O prefeito Marcelo Barbieri prestigiou na noite de sexta-feira (22), no Palacete das Rosas Paulo A. C. Silva, a solenidade de entrega do  9º Prêmio Zumbi dos Palmares, que homenageou o ex-atleta José Luis Bonifácio, o popular Boni, hoje treinador da Fundesport, órgão da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. 

Realizada pela Câmara Municipal e Centro de Referência Afro Mestre Jorge (também órgão da Prefeitura), a premiação integra a programação do Mês da Consciência Negra em Araraquara, cujo feriado de 20 de novembro reverencia o líder negro Zumbi dos Palmares. 

“Trata-se de uma homenagem das mais justas a um dos melhores atletas de Araraquara, que também é um exemplo como funcionário público municipal”, disse o prefeito Marcelo sobre o prêmio concedido a José Luiz Bonifácio. 

Ainda segundo o prefeito, esta homenagem a Boni também representa os anseios de liberdade do líder Zumbi dos Palmares em sua luta pela igualdade racial e um dos maiores símbolos da luta pelo fim da escravidão no Brasil. 

Também o vereador Jair Martineli, que destacou a humildade e a dedicação de Boni, enalteceu a premiação “por tudo o que o homenageado representa para os atletas e para o esporte amador de Araraquara”.

 

Mérito

 

Para a coordenadora municipal de Promoção da Igualdade Racial, Alessandra de Cássia Laurindo, a escolha de Boni para receber o Prêmio Zumbi dos Palmares “é o reconhecimento por toda a sua capacidade, antes como atleta e agora como treinador de atletas, demonstrada em Araraquara”.  

Em sua fala, Boni agradeceu aos amigos e colegas que o apoiaram, no começo como atleta e depois como técnico da Fundesport. “Este prêmio representa também todos os meus 39 anos como servidor municipal”, resumiu. 

O Prêmio Zumbi dos Palmares foi aprovado pela Câmara Municipal de Araraquara em 2004, por iniciativa do então vereador Carlos Nascimento. 

Também participaram da solenidade o vereador Elias Chediek; o secretário municipal da Cultura, Renato Haddad; o coordenador de Esportes e Lazer e presidente da Fundesport, Adilson Custódio; e a integrante da Comissão de Promoção da Igualdade Racional e representante local da OAB, Rita de Cássia Ferreira, entre outros representantes do governo e da população.

 Ainda durante o evento, houve a apresentação de um vídeo, com vários depoimentos sobre o homenageado, além de interpretações musicais de Isabel Cristina e uma apresentação de dança do ventre, coordenada pela professora Fabi Guedes. 

 

Currículo

 

Atual treinador da Fundesport, José Luis Bonifácio nasceu na Vila Melhado, em Araraquara, no dia 7 de outubro de 1956. Também fã do futebol, Boni, ou Neizinho, como era conhecido antes, passou a praticar o atletismo nos anos de 1970, por influência do então treinador Armando Clemente. 

Como atleta de provas de resistência (fundista, de 5 mil e 10 mil metros), ele participou de inúmeras disputas até 1983, quando também passou a competir nas provas de 800m e 1.500m. 

Boni foi considerado o melhor atleta de Araraquara, participando de várias competições, incluindo Jogos Abertos e Jogos Regionais, além do Troféu Brasil, Troféu Bandeirantes e competições nacionais de pedestrianismo. 

Foi detentor, por vários anos, de recordes nos 800m, 5.000m e 10.000m, antes de iniciar a carreira de treinador da equipe da Fundesport. 

Filho de Paulina Galdina Bonifácio e Bento Bonifácio, Boni é casado com Odília Romão Bonifácio e pai de Isabela (ambas presentes na solenidade), Natália e Bonifácio.